Etapa do Paulista de Bicicross atrai milhares à pista Luciano Bruni no final de semana

Mais de 400 pilotos participaram da 2ª etapa do Campeonato Paulista de Bicicross. Foto: Valter Pereira/PMJ

Depois de passar por ampla reforma, a pista de bicicross “Luciano Bruni”, no Parque Santo Antônio, foi palco de uma festa que reuniu milhares de pessoas no último final de semana: a segunda etapa do Campeonato Paulista foi disputada no local sábado (2) e domingo (3), depois de quatro anos em que Jacareí ficou fora do circuito. A última vez em que a cidade sediou uma etapa da competição foi em 2011. A realização foi da Associação Paulista de BMX, com apoio da Prefeitura de Jacareí e patrocínio da WOW Eventos e Circuit Equipamentos.

Participaram mais de 400 pilotos das mais variadas idades, vindos não só de cidades paulistas, mas também de outros estados, como Santa Catarina, Espírito Santo, Goiás, Rio Grande do Sul e Bahia.

O clima foi de total confraternização entre as famílias de praticantes e amantes do BMX. A empresária Patrícia Almeida, moradora do Parque Santo Antônio, levou o filho Vinícius Henrique, de sete anos, para assistir aos pegas. “Acho muito bom, depois de tanto tempo, a cidade voltar a ter corridas de bicicross, é uma opção de lazer saudável e meu filho está adorando”, disse. Vinícius até disse que gostaria de começar a treinar bicicross. “Minha mãe falou que vai pensar, mas vai depender das minhas notas na escola também”, disse o menino, sob o olhar de concordância da mãe.

Durante o intervalo, antes das finais, a pista foi tomada pela criançada da categoria pré-bike, destinada aos iniciantes mais novinhos, de até cinco ou seis anos de idade. A molecada invadiu a pista em suas mini bicicletas sem pedais, com os pais atrás incentivando e ajudando a equilibrar. Todos ganharam medalhas e subiram ao pódio para fotos.

Pilotos inauguram a nova pista de bicicross “Luciano Bruni”, do Parque Santo Antônio. Foto: Valter Pereira/PMJ

No outro extremo da faixa etária estava o piloto Olímpio Bernardes Ferreira Neto, de 73 anos, que viajou mais de 400 quilômetros de Araraquara a Jacareí para dar também suas pedaladas na nova pista “Luciano Bruni”. Migrante do motocross, hoje ele compete pelas categorias de veteranos do BMX. “A pista ficou excelente e surpreendeu muito piloto porque o nível técnico do traçado e dos obstáculos está mais difícil”, disse. Outro biker que não poupou elogios foi Ricardo Galvão, de Caçapava: “Está tudo perfeito, lindo, no melhor padrão de qualidade; vocês estão de parabéns”, disse o piloto, que sempre viaja com o filho Guilherme, de sete anos, acompanhando as etapas do campeonato. O menino também já compete nas categorias de base.

Resultados – Dentre os pilotos do JBC (Jacareí Bicicross Clube) que venceram a etapa em suas respectivas categorias estão Natália de Paula Oliveira (Júnior Woman), João Victor Ferreira da Silva (Cruiser até 16 anos), Alice Manuela de Oliveira (Feminina 11 a 13 anos), Edmilson Gomes, o Bilú (Cruiser 35 a 39 anos) e o técnico e piloto Pedro José de Andrade (Cruiser 50 a 59).

Em segundo lugar ainda ficaram Raíssa Barbosa (Feminina 17 anos e mais), Rubens Silvério Alves (Cruiser 50 a 59 anos) e Raiane de Souza Neto (Júnior Woman) e em terceiro; João Victor Ferreira (Expert 16 anos), Leonardo Paes Faria (Cruiser 17 a 24 anos) e Gustavo Caliman (Júnior Man).

Somando as pontuações destes e de outros pilotos que também colaboraram, se classificando para as baterias finais de suas categorias, o JBC saltou da 11ª para 9ª colocação no ranking dos 20 clubes que estão na disputa do Paulista e da 8ª para a 5ª posição na classificação por equipes, cujo ranking tem um total de oito agremiações.

Nova pista de bicicross motiva pilotos. Foto: Valter Pereira/PMJ

Reforma – A pista de Bicicross “Luciano Bruni” estava desativada desde o início do ano passado. Passou por obras de contenção e ampla reforma, conduzida pela Administração Municipal em parceria com o Jacareí Bicicross Clube.

Muitos pilotos da equipe se organizaram e se revezaram em um mutirão para ajudar na reforma. Um deles, Jhonatan Henrique Silva, além de participar do mutirão durante suas férias, refez o projeto do circuito, voluntariamente. Além da reforma estrutural no subsolo a pista recebeu ainda novos obstáculos, massa asfáltica em alguns trechos de curvas e de transição, novo gate de largada, teve a grade lateral trocada e toda a estrutura física da parte administrativa pintada. Os banheiros também foram reformados.

O presidente do Clube, Max William Thadeu de Oliveira, disse que o sucesso do evento é resultado do esforço e comprometimento de todos. “Temos que agradecer a todos, desde a comunidade aqui do Parque Santo Antônio, a família Jacareí Bicicross Clube e a Secretaria de Esportes e Recreação”, disse.

Jacareí sempre foi referência no bicicross paulista e nacional, desde o surgimento dessa modalidade no Brasil, no início dos anos 80. Atualmente o Jacareí Bicicross Clube possui 35 pilotos federados. O clube é conveniado à Secretaria Municipal de Esportes e Recreação de Jacareí e alguns pilotos são beneficiados individualmente pelo Fadenp (Fundo de Apoio ao Desporto Não Profissional). A equipe tem ainda patrocínio da Carbonic, Padaria Chuva de Prata, Açougue Vem que Tem/PSA, Zanone Depósito L.A., Valfaz Funilaria e Pintura, Silicotex, Nishi Frutas, JP Bebidas e Lojas MobyCiclo. O clube comemora nessa temporada 36 anos de participação no campeonato estadual.

(Renato Isique/PMJ)