Esportes Olímpicos agitam alunos da EMEF Conceição do Jardim Paraíso

Professores de Educação Física da rede municipal agitaram os 200 alunos dos quartos e quintos anos da EMEF Profª Conceição Aparecida Magalhães Silva (Jardim Paraíso) nesta quinta-feira (09), no EducaMais Paraíso. O local abriugou um Festival Esportivo com várias modalidades olímpicas e paralímpicas como Judô, Ginástica Rítmica, Rugby, Atletismo, Arco e flecha, Tênis, Hóquei, Futebol 5 e Vôlei Sentado.

Os professores também passaram por uma capacitação teórica e prática, ministrada pela instrutora da Confederação Brasileira de Tênis, Suzana Silva, na última quarta-feira (08). Os dois eventos têm a parceria do Comitê Olímpico Brasileiro, programa Transforma Rio 2016 e a Prefeitura de Jacareí.

A representante do Comitê Olímpico Karina Lins e Silva destacou que estas duas ações foram pensadas “para construir um legado, com vertentes dos conhecimentos dos jogos, para toda a população brasileira, como a simbologia, os valores olímpicos, a capacitação e a experimentação esportiva”.

As crianças, os pais e a diretora da escola, Renata de Oliveira Dileo, aprovaram a iniciativa. Os alunos Rafaelly Cristine Luggeri e João Vitor Oliveira Santos, os dois de 9 anos, estavam animados com os esportes, que só viam na televisão e no videogame. “Gostei do rugby, atletismo e arco e flecha”, disse a garota. Já Victor estava entusiasmado com o futebol de 5 (paralímpico) e hockey na grama.

A mãe de João Vitor, Michele Aparecida de Oliveira Santos, achou importante este tipo de evento para as crianças. “É uma motivação para eles poderem conhecer estes esportes”, destacou. A mãe de Rafaelly, Michele de Lurdes Pinto, afirmou também que “o esporte faz parte da educação”. Já a diretora da escola ressaltou que as crianças estavam felizes com esta oportunidade de vivenciar e experimentar os esportes olímpicos e paralímpicos.

Transforma Rio 2016 – O Programa de Educação do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 “Transforma Rio 2016” vem atuando em parceria com 31 escolas municipais do Ensino Fundamental de Jacareí, criando oportunidades para que os alunos vivenciem os valores Olímpicos e Paralímpicos, experimentem novos esportes e entrem em contato com os Jogos.

(Marta Fernandes/PMJ)