Espetáculo teatral resgata memória do Mercadão

Teatro_Mercadao0Evento é atração nesta terça, às 10h, no local

Quem passar pelo Mercado Municipal de Jacareí (rua Dr. Lúcia Malta, região central) na manhã desta terça-feira (28), além das compras, vai ter um motivo a mais para se encantar com o local. Às 10h, o grupo “Ô, minha gente!” apresenta a peça Mercadão de Memórias, que resgata muita história de um dos pontos mais conhecidos da cidade.

Beneficiada pela LIC (Lei de Incentivo à Cultura) da Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu, a peça é permeada por músicas e muita poesia, além de entrevistas feitas com os comerciantes do Mercado.

Mais que histórias, o espetáculo “Mercadão de Memórias” abre suas portas convidando o público para sentir o clima e personagens do mercado com seus sonhos, questionamentos, lembranças e principalmente vida. Usando como inspiração fragmentos de depoimentos, lembranças pessoais e um tanto de imaginação, construímos um espetáculo poético, permeado por músicas que nos levam a passear por esquinas e ruas de nossas próprias lembranças”, comenta a atriz Izildinha Costa.

Memória – O prédio atual do Mercado Municipal de Jacareí foi construído há pouco mais de 50 anos. Mas o primeiro prédio foi construído no final do século XIX, reformado em 1920 e demolido em 1958. Em 1926, por exemplo, as compras dos fregueses era feita com carrinho de mão e as mercadorias chegavam de carro de boi”.

As mercadorias se resumiam a verduras, frutas, especiarias e cereais que eram produzidas pelos próprios comerciantes. E os fregueses faziam as compras aos sábados e domingos, a partir das 4 horas da manhã. Com o passar dos anos, os carros de tração animal deram lugar aos automóveis e os fregueses passaram a ser chamados de consumidores.

(Rosana Antunes/PMJ Foto: Cristina Reis PMJ)