Espetáculo de Ópera é destaque em Jacareí neste domingo (24)

A entrada é livre e gratuita para o público e o ingressos devem ser retirados no Teatro Ariano Suassuna com uma hora de antecedência

Neste domingo (24), às 17h, no Teatro Ariano Suassuna, Jacareí recebe o grande espetáculo de ópera: “Cavalleria Rusticana”. Com entrada livre e gratuita para o público, sendo necessário a retirada dos ingressos uma hora antes no local da apresentação.

Pelo terceiro ano consecutivo o Consulado Geral da Itália em São Paulo e o ‘Istituto Italiano di Cultura San Paolo‘ promovem um circuito de ópera pelo interior do Estado de São Paulo, em um projeto intitulado “A Caminho do Interior”, com o apoio da Fundação Cultural de Jacarehy, a cidade de Jacareí é contemplada, fazendo parte do circuito.

Este ano o título será Cavalleria Rusticana do compositor Pietro Mascagni com a Orquestra Sinfônica de Americana e Filarmônica de Rio Claro sob a regência do maestro Álvaro Peterlevitz e com os solistas Cristiane Mesquita, soprano no papel de Santuzza, Marcello Mesquita, tenor (Turridu), Mayra Terzian (Mamma Lucia) , Marcela Bueno (Lola) com a participação do barítono jacareiense Tomás David como Alfio que está se apresentando em diversas cidades com esta ópera.

O espetáculo tem 1h15 de duração, cantado em italiano com legendas em português. A produção é da Associação Amigos da Ópera de Jacareí e Cia Ópera São Paulo com a direção geral e artística de Paulo Esper.

Sobre a Ópera – Composta a partir de obra homônima de Giovanni Verga, Cavalleria se passa em um vilarejo siciliano, no domingo de Páscoa. Após um sombrio prelúdio orquestral, Turiddu, amante de Santuzza, canta uma siciliana para Lola, esposa de Alfio. Santuzza, suspeitando da infidelidade do amante, vai à taberna de Lucia, mãe de Turiddu, e narra que, antes de partir para se tornar soldado, ele era noivo de Lola, mas quando retornou, a encontrou casada. Ressentido, seduziu Santuzza, mas logo tornou-se amante de Lola. Após uma briga com Turiddu, Santuzza não resiste a denunciar a infidelidade a Alfio, que desafia o traidor para um duelo, garantindo à obra um fim trágico, com sabor verista.

Confira a programação:

• Data: 24/07 às 17h
  • Local: Teatro Municipal Ariano Suassuna
  • Ingressos gratuitos, retirada uma hora do espetáculo diretamente no local da apresentação.

Legenda: Ópera Cavalleria Rusticana/ Divulgação