Escolas municipais recebem atividades de Educação Alimentar

Para dar continuidade ao cronograma de atividades de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) iniciadas o ano passado, e com o intuito dos alunos adquirirem mais conhecimento a respeito da alimentação adequada e saudável, melhoria na qualidade de vida e conhecimento aos alimentos pertencente à sua estação, cor e sabor, a Secretaria Municipal de Educação inicia em maio as ações de 2019, com o tema: “Sazonalidade das Frutas, Legumes e Verduras”.

As atividades são adequadas à faixa etária dos alunos e desenvolvidas pelas escolas com base nos materiais já enviados no ano de 2018 pelo Setor de Nutrição da Secretaria Municipal de Educação e por novas referências. Para o mês de maio, seguem três referências, uma sendo do Ministério da Saúde, outra do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em parceria com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e a do CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), conforme descritas abaixo:

1) Cartilha – Na Cozinha com as Frutas, Legumes e Verduras;

2) Caderno – Alimentação e Nutrição: Caminhos para uma Vida Saudável;

3) Tabela de Sazonalidade dos Alimentos.

O setor de Nutrição da Secretaria de Educação, apoia, orienta e acompanha estas atividades.

EAN – A inclusão da Educação Alimentar e Nutricional (EAN) no processo de ensino e aprendizagem é uma diretriz da Alimentação Escolar, segundo a Resolução nº 26 de 17 de junho de 2013, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.

A nutricionista explica ainda que a EAN, no contexto da realização do Direito Humano à Alimentação Adequada e da garantia da Segurança Alimentar e Nutricional, é um campo de conhecimento e de prática contínua e permanente, transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional, que visa promover a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis.

Emily ressalta que se deve considerar todas as fases do curso da vida, ou seja, as atividades de EAN devem ser planejadas e realizadas considerando a idade dos alunos. “Realizar atividades de EAN nas escolas significa garantir que as crianças e jovens e demais alunos recebam dentro do ambiente escolar, informações a respeito da importância das escolhas saudáveis na hora de alimentar-se, tanto na escola como fora dela”, disse.

“É importante que, para além da informação, os alunos experimentem a alimentação saudável na prática, também com o objetivo de formação. Neste sentido, a Secretaria Municipal de Educação realizou diversas melhorias no cardápio da alimentação escolar de nossos alunos”, aponta a nutricionista.

As ações de EAN nas escolas objetiva estimular a adoção voluntária de práticas e escolhas alimentares saudáveis que colaborem para a aprendizagem, o estado de saúde do escolar e sua qualidade de vida.

Melhorias na alimentação – A Prefeitura de Jacareí fez várias melhorias na alimentação das crianças da rede municipal de ensino, oferecendo um cardápio saudável e detalhado por meio de um contrato com empresa terceirizada, que é acompanhado e sua execução fiscalizada pelo Setor de Nutrição da Secretaria Municipal de Educação.

O contrato contém informações como: Uso da cozinha pela escola; Equipamentos e utensílios novos; Limpeza da cozinha; Treinamentos das merendeiras; Atividades de EAN; Manual de Boas Práticas; Testes de aceitação; Avaliação antropométrica; Custo de dietas especiais; Preparações feitas para cada período; Manutenção da cozinha; Controle de pragas e de estoque; Guarda de amostras e registros da Alimentação Escolar; Pagamento realizado por cardápio consumido, controlado por ticket (EMEI, EMEF, EJA) ou lista de presença (creche).

Mais de 400 mil refeições por mês – A Merenda Escolar do município é composta por 11 cardápios adequados para cada faixa etária. São servidas mensalmente mais de 400 mil refeições.