Escolas Municipais participam do Programa Olímpico Transforma Rio 2016

Foto9D_Olímpicos
Programa de Educação do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 vem atuando em parceria com 31 escolas municipais – Foto: Divulgação

O Programa de Educação do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 “Transforma Rio 2016” vem atuando em parceria com 31 escolas municipais do Ensino Fundamental de Jacareí, criando oportunidades para que os alunos vivenciem os valores Olímpicos e Paralímpicos, experimentem novos esportes e entrem em contato com os Jogos.

Já houve capacitação de multiplicadores para os Apoios Pedagógicos e professores de Educação Física, além de formação de tutores dos agentes jovens (funcionários da escola que trabalharão em parceria com os alunos). As escolas estão se mobilizando e as atividades vem acontecendo nas escolas.

No próximo dia 8 de junho, das 8h às 17h, será realizado no EducaMais Paraíso uma capacitação esportiva promovida pelas Confederações Brasileiras de Tênis e Hockey na grama, para os professores de Educação Física da rede e outros convidados. Já no dia 9 de junho, das 8h às 12h, será a vez do evento prático com alunos da EMEF Profª. Conceição Aparecida Magalhães Silva.

A capacitação acontece com apoio da Dow – Companhia Química Oficial dos Jogos Olímpicos e Parceira Oficial de Carbono do Rio 2016 no Rio de Janeiro, cidade-sede dos Jogos. A iniciativa foi ampliada e acontece em outras sete cidades, entre elas Jacareí, onde a Dow está presente, com o apoio de Prefeituras e Secretarias Estaduais e Municipais de Educação e do Esporte.

O objetivo é estimular a futura geração de cientistas, engenheiros e matemáticos nas comunidades brasileiras. Mais disciplinas serão contempladas por meio de nove aulas digitais, com foco na disseminação de conteúdos de física, química, biologia e meio ambiente, que são aplicados ao contexto dos Jogos Olímpicos.

Transforma – O Transforma é o programa de Educação do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e já está presente em 9.146 escolas com, aproximadamente, cinco milhões de alunos impactados. A educação é uma premissa dos Jogos Olímpicos da Era Moderna.

O programa oferece de forma gratuita, materiais didáticos, cursos de formação, capacitações esportivas, desafios escolares, sugestões de experimentação esportiva e conteúdo para aulas e atividades.

(Marta Fernandes/PMJ)