Escolas municipais divulgam atividades de Educação Alimentar

Ações serão apresentadas no EducaMais Jacareí, na próxima quinta (29)

As escolas municipais estarão apresentando na próxima quinta-feira (29) as atividades de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) realizadas este ano. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, acontecerá no EducaMais Jacareí, no período das 13h30 às 17h.

A inclusão da Educação Alimentar e Nutricional no processo de ensino e aprendizagem é uma diretriz da Alimentação Escolar, segundo a Resolução nº 26 de 17 de junho de 2013, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.

Considerando que a escola constitui peça fundamental na construção de uma sociedade mais saudável, o objetivo da iniciativa é divulgar e incentivar estas ações. Realizar atividades de EAN nas escolas significa garantir que as crianças e jovens recebam informações a respeito da importância das escolhas saudáveis na hora de alimentar-se, tanto na escola como fora dela.

Ao final do evento serão realizados sorteios de materiais sobre alimentação saudável entre as escolas que se apresentarão e certificados de participação serão emitidos para os ouvintes. Todos os diretores, coordenadores e professores de creches, EMEIs, EMEIFs e EMEFs estão convidados, além da população.

Os interessados que desejarem participar como ouvinte para prestigiar as atividades realizadas pelas escolas devem se inscrever no link: bit.ly/ouvinteEAN2018.

Melhorias na alimentação – A Prefeitura de Jacareí fez várias melhorias na alimentação das crianças da rede municipal de ensino, oferecendo um cardápio saudável e detalhado por meio de um contrato com empresa terceirizada, que é acompanhado e sua execução fiscalizada pelo Setor de Nutrição da Secretaria Municipal de Educação (SME).

O contrato contém informações como: Uso da cozinha pela escola; Equipamentos e utensílios novos; Limpeza da cozinha; Treinamentos das merendeiras; Atividades de EAN; Manual de Boas Práticas; Testes de aceitação; Avaliação antropométrica; Custo de dietas especiais; Preparações feitas para cada período; Manutenção da cozinha; Controle de pragas e de estoque; Guarda de amostras e registros da Alimentação Escolar; Pagamento realizado por cardápio consumido, controlado por ticket (EMEI, EMEF, EJA) ou lista de presença (creche).

Já as melhorias no cardápio foram: Maior oferta e variedade de frutas e hortaliças, como a inclusão de frutas como pera e melão; Não há chá no cardápio; Menor utilização de produtos industrializados e maior incidência de alimentos “in natura”; Substituição do leite de vaca por fórmula infantil para alunos menores de 1 ano; Há oferta de alimentos regionais e ausência de alimentos proibidos; Disponibilidade de dietas vegetarianas  nas dietas especiais; Adesão à Campanha “Segunda sem carne”; Cardápio isento de salsicha e empanados; Substituição da bebida láctea por iogurte; Maior variedade de alimentos no cardápio, como a oferta de queijo e cereais integrais.

Mais de 400 mil refeições por mês – A Merenda Escolar do município é composta por 11 cardápios adequados para cada faixa etária. São servidas mensalmente mais de 400 mil refeições. O Setor de Nutrição da Secretaria Municipal de Educação promove a articulação de ações de alimentação e nutrição para constituir a escola como um ambiente propício à promoção da saúde.

Este Setor, em conjunto com a empresa terceirizada que fornece a alimentação escolar, realiza periodicamente avaliações antropométricas nos alunos, com aferição de peso e altura, visando analisar o estado nutricional dos mesmos. Dessa forma, o município de Jacareí segue cumprindo o Programa Nacional de Alimentação Escolar.

A nutricionista da rede municipal Êmily Bezerra Fernandes da Mota informa que as melhorias cumprem com a legislação que estabelece o direito da alimentação nas escolas para alunos da educação básica pública. “O objetivo do PNAE é contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis dos alunos”, explica.

Para a nutricionista, falar de alimentação e nutrição nas escolas e aplicá-la de forma adequada nos cardápios é de grande importância para a formação de hábitos alimentares saudáveis nos alunos. “Com essas informações sobre alimentação e nutrição tratadas nas unidades escolares, as crianças poderão entender melhor os benefícios e usar em suas casas, durante a juventude e ainda na fase adulta”, falou.”

(Marta Fernandes/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)