Iniciativa tem como objetivo ampliar interatividade e acompanhar interesses das crianças de maneira lúdica e educativa

Lousa, computador, televisão ou até telão! As ferramentas usadas pelos professores têm crescido na rede municipal, em Jacareí. Os avanços têm como objetivo ampliar a interatividade nas salas de aula e despertar, ainda mais, o interesse dos estudantes. Neste ano, as conquistas de ao menos duas escolas já são celebradas depois de parceria entre a gestão das unidades e a Secretaria de Educação.
Na EMEF Profº Joaquim Passos e Silva, no bairro Cidade Salvador, todas as salas de aula foram equipadas com computadores para os professores e televisores para que os estudantes acompanhem vídeos e outras atividades. As ferramentas são aliadas aos chromebooks, que já eram utilizados pelas crianças. Mas o diretor da unidade, Ítalo Meirelles, explica que as inovações vão além.
“Nós conseguimos concluir uma sala com equipamentos de podcast para as crianças. É um formato que eles gostam muito e que irá nos auxiliar no desenvolvimento de habilidades de comunicação e também de aprendizados gerais, já que devem inaugurar um jornal mirim nas redes sociais”, contou Ítalo.
Outra escola com novidades é a EMEF Claudia Maria Gaspar Queiroz do Prado, no Jd. Santa Marina. Além de computadores para todos os professores, as salas de aula também passaram a contar com projetores e telões, além de um sistema de som que possibilita contato com todos os ambientes via secretaria.
“A tecnologia está presente na vida das crianças o tempo todo e a educação deve seguir esse momento de forma estratégica. Estamos felizes em acompanhar e poder contribuir com o desenvolvimento das nossas escolas e dos professores também, já que oferecemos formações on-line semanais para os nossos educadores”, explicou a secretária de Educação, Danielli Villar.
Novos avanços tecnológicos também estão previstos para outras escolas da rede, em breve.


