
Inclusão! Uma sala dedicada ao acolhimento de estudantes neurodivergentes foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (14) na EMEF Claudia Maria Gaspar Queiroz do Prado, no Jardim Santa Marina, em Jacareí. A iniciativa busca promover o acolhimento e a autorregulação das crianças em um espaço reservado.
Nomeada “Sala Serenar”, o ambiente é uma antessala do local onde funciona o “Atendimento Educacional Especializado” na unidade. O ambiente conta com itens como uma mesa digital, um balanço suspenso sensorial, brinquedos interativos e pedagógicos. A ideia é que o espaço seja utilizado para promover conforto, relaxamento e para auxiliar as crianças em momentos de desregulação.
A iniciativa começou a ser discutida entre a escola, pais e responsáveis das crianças no ano passado. A Letícia da Silva, técnica de enfermagem, é mãe da Lívia Helena, de 9 anos, diagnosticada com autismo nível 1. Ela conta que se emocionou ao ver a sala se transformar em realidade.
“A gente achava que era uma coisa muito distante. A gente vê as pessoas falarem de inclusão e sabemos que não é uma coisa fácil. Mas agora estamos vendo acolhimento, projetos, os trabalhos da professora, da auxiliar… Agora eu sinto que a minha filha está inclusa”, afirmou, Letícia.
Atendimento Educacional Especializado
Assim como na EMEF Claudia Maria Gaspar Queiroz do Prado, todas as escolas municipais de ensino fundamental, ensino infantil e creches contam com um atendimento especializado para crianças público-alvo da educação especial em Jacareí. O suporte é oferecido conforme a necessidade identificada pelo profissional da área, que usa estímulos específicos com base na demanda de cada criança. O município dispõe, ainda, do trabalho realizado pela Estação Evoluir, que em um ano, pôde proporcionar mais de oito mil consultas (entre atendimento clínico e educacional) na cidade.
Confira a galeria de fotos: https://www.flickr.com/photos/prefeiturajacarei/albums/72177720335140318
