Escola Municipal de Jacareí ajuda comunidade com gás de cozinha e com mais de 330 cestas básicas

A Silvana Pinto de Souza Fonseca, mãe do aluno Luiz Gustavo Souza Fonseca, estava satisfeita com a cesta básica retirada no Mercado Família, no Cidade Salvador, na última terça-feira (28). Luiz Gustavo estuda no 2º ano da EMEF Professor Joaquim Passos e Silva, que concorreu com várias escolas do país e venceu o programa “Comunidade, presente!”, uma iniciativa do Itaú Social, para auxílio à comunidade nesta época de pandemia, que vai beneficiar 336 famílias da escola, com cestas e gás de cozinha por três meses.

“Ajudou bastante! Vai auxiliar no orçamento do mês”, garantiu a mãe, que elogiou a escola pela participação nesta ação. A entrega das cestas para as famílias será realizada durante toda esta semana, em oito grupos. A escola tem 876 alunos, mas foi feito um levantamento das famílias mais vulneráveis, sendo escolhidas 336.

A diretora da escola, Andrea Furtado, emitiu um comunicado aos pais e responsáveis, explicando o projeto do banco Itaú, que doou três cestas básicas e um gás para cada família de aluno escolhido, em três etapas: uma agora no mês de julho, uma em agosto e a outra em setembro.

O gás será uma única vez, e poderá ser retirado em até dois meses. “Ou seja, caso o gás de sua residência ainda não tenha acabado, você pode aguardar que ele acabe e retirar o outro posteriormente, até a data final”, informou a diretora, acrescentando que pode ser retirado no Edu gás, no bairro Jardim Primavera, em Jacareí.

Para realizar a retirada de qualquer um desses produtos, o responsável deve apresentar a seguinte documentação: Certidão de Nascimento original do aluno e documento original com foto do responsável. A escola está tomando todas as providências para a retirada das cestas, no sentido de evitar aglomerações. “As datas e horários foram estipulados pela escola”, disse a diretora. “Caso não seja possível a retirada, conforme o indicado, a entrega será remarcada”, completou.

Os itens da cesta são: Frango, cenoura, leite, paleta (carne), ovos, batata, banana, laranja, maçã, sabão em pó, água sanitária, álcool em gel, sabonete e detergente.

Programa – O programa tem como objetivos a mobilização e a participação de Organizações da Sociedade Civil e Associações de Pais e Mestres de Escolas Públicas, por meio do apoio financeiro pontual para infraestrutura, tendo como perspectiva a melhoria da qualidade do atendimento e o desenvolvimento integral e inclusivo de crianças, adolescente e jovens.

Em 2020, o programa criou uma edição emergencial, com o objetivo de amenizar os impactos causados pelo avanço da COVID-19. Neste ano, os recursos estão sendo direcionados a suprir as necessidades de famílias em situação de vulnerabilidade, que estão sofrendo privações decorrentes dos impactos econômicos gerados pela quarentena.

As solicitações devem ser feitas por Organizações da Sociedade Civil e Associações de Pais e Mestres de Escolas Públicas.

Legenda: Doação das cestas básicas pela EMEF Professor Joaquim Passos e Silva