Equipe de Controle de Raiva dos Herbívoros visita 24 propriedades rurais

Escutar áudio do texto

A equipe de Controle de Raiva dos Herbívoros já visitou este ano, 24 propriedades, visando atender produtores rurais do município que tenham seus rebanhos atacados pelo morcego hematófago.

O trabalho da equipe, ligada à Diretoria de Agricultura, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, consiste em visitas periódicas a locais e, quando necessário, a realização do controle dos morcegos, que podem transmitir raiva a bovinos, suínos, equinos, bubalinos e outros herbívoros.

Das 24 visitas realizadas no decorrer deste ano, 22 rebanhos foram vistoriados e apenas 11 propriedades foram atacadas. Dos mais de sete abrigos inspecionados, apenas duas capturas noturnas foram realizadas.

Segundo João Ferrari, médico veterinário e integrante da equipe, até mesmo um oco de árvore pode ser abrigo para os morcegos hematófagos.“Qualquer local escuro e sem muita movimentação se torna ideal. Os mais comuns são cavernas, poços, casas abandonadas e dutos”, comenta.

João ainda explica que, uma vez que o abrigo seja conhecido, a equipe faz visitas periódicas e avaliações constantes dos ataques.

Além deste trabalho, a equipe ainda ministra palestras em escolas, auxilia produtores rurais e o público em geral.

Caso o produtor acredite que seu rebanho esteja sofrendo com ataques, deve agendar uma visita pelo telefone (12) 3951-9911 e evitar o contato com os morcegos sem um direcionamento da equipe responsável.

(Victor Copola/PMJ)