Entrega da EMEIF Maria Augusta é marcada por emoção dos familiares, convidados e ex-alunos

A região central recebeu mais uma unidade escolar, no último sábado (29), com a inauguração da EMEIF Maria Augusta Ribeiro Daher (localizada na Rua Santa Rosa, 168). O imóvel foi desapropriado para atender os 500 alunos da EMEF Santa Rosa, que funcionava em um prédio alugado, a partir desta segunda-feira (31), nos períodos manhã e tarde.

Um dos destaques da cerimônia foi a comoção dos familiares, antigos donos da escola, e filhos da homenageada Maria Augusta, entre eles, Mário Ney Ribeiro Daher. “Ao dar o nome de Maria Augusta a essa escola, prestamos uma justa e merecida homenagem. Alguém que o legado educacional ultrapassa as fronteiras do comum. Que essa escola seja o reflexo do espírito de minha mãe. Que cada aluno seja encorajado e acredite em seu potencial, que persiga seus sonhos com determinação”, falou emocionado Mario Ney.

A secretária de Educação de Jacareí, Maria Thereza Ferreira Cyrino, cumprimentou a todos os presentes, autoridades, convidados, familiares e ex-alunos. “Ter adquirido esse prédio, ter feito essa reforma, sair do aluguel e trazer a escola para cá, foi um grande passo. Nesse momento, trazer nossos alunos para cá, com a escola levando esse nome tão importante, e saber que aqui vai continuar sendo um centro educacional, histórico para a cidade, é muito gratificante. Tenho certeza que esse é um marco para a cidade de Jacareí. Vamos continuar fazendo dessa escola, a grande escola de Jacareí”, disse Maria Thereza.

O decreto foi assinado em 2021, declarando o prédio como utilidade pública. A escola conta com dependências anexas e terreno, em uma área total de 4.964 metros quadrados. O local passou por uma reforma geral. Para este segundo semestre, serão 20 salas de aula em funcionamento somente no período da tarde.

No próximo ano, serão 16 salas físicas, com os dois períodos (manhã e tarde), possibilitando 32 turmas. A EMEIF possui sala de leitura, quadra, brinquedoteca, refeitório, cozinha, e houve reforma de salas já existentes, entre outras melhorias administrativas. O investimento foi de R$ 8,5 milhões na desapropriação, mais R$ 2 milhões na reforma.

Maria Augusta

Maria Augusta Ribeiro do Prado nasceu em Paraibuna no dia 3 de abril de 1923. Seus pais eram João Batista Ribeiro do Prado e Ana Isabel da Conceição Ribeiro do Prado, que tiveram, além de Maria Augusta, outros sete filhos: Malvina, Maria do Carmo, Maria das Dores, Benedito, Jandira (Didi), Danilo e Dulce.

Aos 19 anos, Maria Augusta casou-se com Alfredo Daher e teve quatro filhos: Mario Ney, Paulo Afonso, José Ivens e Isa Maria. Em Dezembro de 1949, o casal mudou-se para Jacareí, fixando residência à Rua Dr. Lúcio Malta, onde nasceu seu quinto filho, Regis Guaracy.

Apesar de sua escolaridade se resumir ao antigo Curso Primário, ajudou a edificar uma família de educadores. Assim, Maria Augusta Ribeiro Daher desempenhou um papel fundamental, incentivando seus filhos e inspirando-os a seguir sua vocação para a educação, com atuação marcante e predominante em Jacareí. Maria Augusta faleceu em fevereiro de 1971, com 47 anos.

Legenda: Inauguração da EMEIF Maria Augusta, que reuniu convidados e familiares