Encontro orienta profissionais da saúde a lidar com doenças causadas pelo Aedes aegypti

Escutar áudio do texto

sasasas

A Prefeitura realizou, nesta quarta-feira (24), no auditório do Paço da Cidadania, um treinamento de capacitação para profissionais de saúde da rede pública e privada. O objetivo foi dar informações e orientações de como identificar os sintomas da doença relacionada ao vírus causador da Zika, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que também transmite a Dengue e a Chikungunya.
A convidada, Dra. Ana Cecília Falcão, médica do Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo, esclareceu sobre o que é a Zika e orientou o grupo presente a detectar a doença em pacientes.
“Meu objetivo foi mostrar aos profissionais de saúde que estão nas UBS’s, UPA’s e hospitais o que é a doença, o que temos que fazer com as informações que colhemos, como identificar a doença e como encaminhar o material para coleta de exame, se há ou não tratamento, enfim, todo o fluxo das informações. Além disso, tiramos todas as dúvidas dos profissionais” – disse.
“A primeira coisa que devemos fazer, a mais importante, é a eliminação de criadouros. Se o mosquito não nasce, ele não pica. Outras orientações são ficar em ambientes fechados, manter o ar-condicionado ligado, usar calça comprida e camisas de mangas longas. Além disso, é fundamental usar repelentes todos os dias. E, em crianças, especialmente as que têm entre seis meses e um ano, é importante utilizar loções repelentes, além de roupas cumpridas, mosqueteiros e inseticidas de parede para evitar a picada” – acrescentou a doutora.
O Ministério da Saúde determinou, neste mês, que 48 doenças, agravos e eventos de saúde relacionados ao mosquito Aedes aegypti devem ser notificados compulsoriamente diante de suspeitas ou confirmação. A notificação deve ser feita com periodicidade semanal ou imediata..
(Secretaria de Comunicação)