‘Encontro de Tradições’ reúne manifestações populares de Jacareí

Escutar áudio do texto

Neste sábado (17), grupos folclóricos se apresentam no Largo do Rosário

 A manhã de sábado (17), será tomada pelas cores e pelos ritmos das manifestações populares. O ‘Encontro de Tradições’, que acontecerá no Largo do Rosário, das 9h às 12h, na região central de Jacareí, reunirá os grupos de Folia de Reis, São Gonçalo e Capoeira com o intuito de celebrar a cultura popular.

Os grupos, tradicionais na cidade, vão se apresentar juntos e proporcionarão um momento de vivência folclórica para a população.

A vocação do Largo do Rosário para palco de manifestações culturais não é de hoje. No passado, danças populares como Jongo e Moçambique eram atrações constantes no local.

O nome oficial é Praça Barão do Rio Branco, mas na cidade é popularmente chamada de Praça ou Largo do Rosário, provavelmente por abrigar a antiga Capela Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Pretos, construída em taipa entre final do século 18 e início do século 19 por escravos, em estilo colonial português.

Em 1907, a antiga igreja foi demolida para dar lugar ao um novo templo religioso com traços da arquitetura barroca. Embora tenha sofrido modificações em sua estrutura por conta de reformas no decorrer do tempo, a igreja ainda preserva características da arquitetura original.

O ‘Encontro de Tradições’, idealizado pela Fundação Cultural de Jacarehy é aberto ao público geral e tem entrada gratuita.

(Diretoria de Jornalismo/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)