Emoção marca homenagens no EducaMais Esperança

Entronizacao_Familia_Gessia_CR
Direção, professores, funcionários do EducaMais Esperança, prefeito, secretários e autoridades do município realizaram, a homenagem especial às famílias de “Géssia Satyo Koyama” e “Profa. Zulmira Moreira”. Foto: Cristina Reis/PMJ

Biblioteca “Géssia Satyo Koyama” e Creche “Prof. Zulmira Moreira” são os nomes oficiais de dois prédios do EducaMais Esperança, a partir desta sexta-feira (13). Com direito a presença dos familiares e amigos, do prefeito Hamilton Ribeiro Mota, secretários, vereadores, alunos e professores, foi realizada a cerimônia de entronização com homenagens e muita emoção.

A mãe de Géssia, Hiroko Koyama e a filha Tatiana Midory ficaram emocionadas com a lembrança. Tatiana agradeceu a todos pelo carinho. Contou que a mãe quando aposentou por estar doente, ficou deprimida por ter que parar de trabalhar, que era o que ela mais gostava de fazer. “É muito importante esta homenagem, pelo amor, empenho e dedicação ao trabalho que ela realizou todos estes anos”.

O prefeito afirmou que hoje é um dia muito especial. Cumprimentou a família e destacou o carinho que as pessoas tinham com a homenageada. “Quando as pessoas estavam falando dela surgiam palmas espontâneas, que vêm do coração, deixando a Géssia mais alegre onde ela estiver. Quem pegar um livro pela primeira vez, fará ela feliz. Ela sabia da importância da educação na nossa vida e vai fazer parte no coração de cada criança que passar por aqui”.

Os homenageados – A funcionária pública Géssia Satiyo Koyama trabalhou na Secretaria Municipal de Educação por 24 anos, onde exerceu com dedicação várias funções. Nasceu em 16 de novembro de 1961. Formada em Direito, seu primeiro cargo na Secretaria de Educação foi como auxiliar de Biblioteca. Foi coordenadora e supervisora de Recursos Humanos, coordenadora de Programas Educativos, gerente de Merenda Escolar e supervisora de Apoio Operacional. Foi ela quem montou o setor de RH (Recursos Humanos) da Secretaria de Educação. Também organizava eventos, como Desfile de Sete de Setembro entre outros.

Zulmira de Oliveira nasceu em 26 de junho de 1937. Formou-se professora e ingressou em escolas rurais, sendo responsável pela alfabetização de crianças. Foi professora primária no Grupo Escolar Barão de Jacareí na década de 60. Foi casada com o professor Oswaldo Piris de Oliveira. Formou-se na década de 70 em Pedagogia. Foi diretora substituta na EEPG Barão de Jacareí. Passou ainda pelas escolas estaduais Benedita Freire e Prof. Benedito Mauro. Mesmo aposentada, foi diretora da Escola Maria Augusta Ribeiro Daher até 1995.
(Marta Fernandes/PMJ)