Emoção dos convidados marca inauguração do Centro de Educação Integral André Franco Montoro, em Jacareí

A emoção dos convidados pela homenagem ao ex-governador Franco Montoro, nome escolhido pela Prefeitura de Jacareí para o novo Centro de Educação Integral “André Franco Montoro”, foi o destaque da cerimônia de entrega do espaço, na última quarta-feira (14).

O prédio fica localizado na Avenida Santa Cruz dos Lázaros, 466, no bairro Santa Cruz dos Lázaros, e passa a atender a partir desta quinta-feira (15), início das aulas, 450 crianças assistidas em programas sociais. A meta é dobrar a capacidade a cada ano.

Durante a cerimônia, a secretária de Educação Maria Thereza Ferreira Cyrino, explicou o funcionamento do novo local. “Os alunos vão passar o dia todo conosco. Todos serão transportados. Será um atendimento diferenciado, 100% em período integral”, disse. O evento contou também com várias autoridades municipais, além do ex-deputado Luiz Máximo, do ex-prefeito e historiador Benedicto Sérgio Lencioni e da deputada estadual Letícia Aguiar.

Para a pequena Isabela Xavier Fé, de seis anos, que estava acompanhando toda a inauguração, a expectativa era com a nova escola. Ela estudou o ano passado na EMEI Jean Jacques Rousseau, no Bandeira Branca, e agora vai começar na unidade, no primeiro ano do Ensino Fundamental. “Estou achando tudo muito legal. Quero aprender um monte de coisas”, disse ela. Já a mãe, Rafaela Xavier de Almeida, aprovou a novidade. “A Isabela é filha única, e fica sozinha, sem ter o que fazer. Acho importante um lugar igual a esse, que ajuda todas as mães”, falou.

Como será

O atendimento do Centro de Educação Integral será de acordo com os critérios do Programa do Governo Federal (Escola em Tempo Integral) e da Resolução nº 06/2023 –SME, para alunos beneficiados em programas sociais ou nos casos em que as famílias são assistidas pelo NAM, CREAS, CRAS e Conselho Tutelar, em situação de risco, em vulnerabilidade (desassistidos, família que não acompanha o desenvolvimento escolar, expostos ao uso de drogas, infrequentes à escola, em situação de violência, alimentação e moradia precária).

O horário dos alunos será das 7h às 17h30, para as classes de Pré-Escola e Ensino Fundamental (anos iniciais). Todas as crianças que precisarem, utilizarão o Transporte Escolar, com rotas e pontos de embarque e desembarque.

O atendimento será para os alunos da Região Oeste da cidade, que compreende os bairros Primeiro de Maio, 22 de Abril, Santana, Igarapés, Remedinho, Águas de Igaratá, Parque Imperial, Pedramar, Jardim São Luis, Bandeira Branca, Porto Velho, Jardim Emília e Vila Ita.

Neste espaço, serão realizadas atividades diferenciadas diárias, em continuidade, ou antes daquelas realizadas pelo professor da classe em que o aluno está matriculado. De acordo com a necessidade, serão oferecidas atividades de acompanhamento pedagógico e atividades recreativas. A duração de cada Oficina poderá ser de uma a duas horas por dia ou de duas até quatro horas por semana.

O Centro de Educação Integral fica no prédio da antiga Faculdade Anhanguera, que segundo a Secretaria de Educação, é um imóvel plenamente adequado para o funcionamento de uma escola de tempo integral, uma vez que possui uma ampla área, já com ambientes voltados à atividade esportiva, com plenas condições de adaptação para salas de aula, diretoria, banheiros e demais dependências.

Franco Montoro

André Franco Montoro foi professor, advogado e político, com grande reconhecimento no país, especialmente por sua atuação no Estado de São Paulo. Foi um defensor dos princípios democráticos e dos direitos humanos, buscando promover uma educação que estimulasse a cidadania e o pensamento crítico.

Legenda: Emoção marcou o entrega do Centro de Educação Integral Franco Montoro