EMEI e EMEF do EducaMais Esperança recebem nomes de professores

Na última sexta-feira (20), foram realizadas mais duas cerimônias de entronização com homenagens a personalidades ligadas à educação da cidade, nos prédios no EducaMais Esperança. A EMEI passou a se chamar “Prof. Irineu Idalgo Sanches Filho” e a EMEF “Profª Silvia Aparecida Rezende Barreto”. Alunos, professores e familiares estiveram presentes prestigiando os dois eventos.

Silvia Aparecida Rezende Barreto nasceu em 1º de setembro de 1949. Era filha de Júlio Theodoro de Rezende e Rita Duque de Paiva Rezende. Foi casada com Antônio Carlos Zonzini Barreto, com quem teve 4 filhos. Formada em Ciências Políticas e Sociais, lecionou em várias escolas estaduais, foi coordenadora da Febem e colocou-se a serviço das crianças e adolescentes. Trabalhou ainda na Prefeitura de Jacareí como gerente de Parques e Jardins, onde desenvolveu intenso trabalho.

Emocionado, o esposo de Silvia, Antônio Carlos Barreto, destacou a importância da homenagem para a família. “A família está colhendo o que a Silvia plantou. A dedicação, o amor, o carinho que ela tinha com os alunos, ela os colocava acima de qualquer coisa e valorizava muito a educação dos pequeninos. Esse foi o momento mais importante para mim e minha família”, destacou.

Irineu Idalgo Sanches Filho nasceu em Jacareí, no dia 30 de novembro de 1949. Com formação em Matemática, foi professor e diretor em várias escolas estaduais, supervisor de ensino e secretário municipal de Educação. O homenageado deixa seu exemplo de dedicação ao magistério, humildade e amor ao próximo, o que certamente será eternizado perante todos aqueles que conheceram sua trajetória.

O filho de Irineu, Rafael Sanches, agradeceu a todos os presentes e disse da emoção de eternizar o nome do pai. “Pra nossa família e amigos, hoje é um dia de festa e celebração, pois estamos eternizando seu nome na educação, que sempre foi, fora a família, a razão do viver do meu pai. Sinto muito orgulho de tudo o que ele foi pra nós e pra sociedade” – afirmou.

Prédios – A EMEI e a EMEF estão instaladas no complexo educacional EducaMais Esperança, que atende toda a comunidade daquela região, que não precisa mais se deslocar até o Centro. A EMEI possui 5 salas de aula e atende 250 crianças (em dois períodos) de 3 a 5 anos. Já a EMEF tem 5 salas de aula, e atende 350 crianças de 6 a 10 anos. Os dois prédios ficam localizados na Avenida Lucas Nogueira Garcez, 395, Jardim Nova Esperança.

A Biblioteca “Géssia Satyo Koyama” e Creche “Prof. Zulmira Moreira” foram os nomes oficiais escolhidos de mais dois prédios do EducaMais Esperança, com cerimônia de entronização realizada no último dia 13, com direito a presença dos familiares e amigos, do prefeito Hamilton Ribeiro Mota, secretários, vereadores, alunos e professores.

Inauguração – A Prefeitura de Jacareí inaugurou em fevereiro o EducaMais Esperança, o primeiro espaço que reúne ensino infantil, fundamental, creche e biblioteca pública em um só lugar. O objetivo é facilitar a vida da população, levando mais educação, esporte e lazer para pessoas de todas as idades.

(Marta Fernandes/PMJ)