Em patrulha do programa Família Segura, GCM prende homem por descumprimento de medida protetiva

Escutar áudio do texto

A Patrulha Maria da Penha, da Guarda Civil Municipal (GCM), que compõe o programa Família Segura e já faz parte dos trabalhos de rotina da Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão de Jacareí, prendeu um homem de 50 anos, por descumprir medida protetiva contra sua mãe de 87 anos.

A prisão aconteceu em flagrante, na terça-feira (18), no bairro Jardim Paraíba. Quando a viatura chegou ao local, o homem estava dentro da casa da vítima. Com isso, ele foi preso e conduzido à Delegacia da Mulher, onde permaneceu à disposição da Justiça.

Família Segura

Criado em abril de 2019, o programa é voltado à prevenção e enfrentamento à violência doméstica e familiar. Liderado pelas Secretarias de Segurança e Defesa do Cidadão, Saúde e Assistência Social, o atendimento psicossocial inicial é feito com a missão de contribuir para o rompimento do ciclo de violência.

A pessoa que identificar uma situação de violência doméstica familiar deverá ir até a sede do projeto, localizado na Av. Major Acácio Ferreira, nº 432, região central, para registrar o relato. Internamente, os profissionais especializados irão verificar qual será o acompanhamento que essa pessoa receberá.

Dentro desse projeto, uma viatura da GCM é responsável pela patrulha em todas as regiões da cidade, todos os dias da semana. Durante essa ronda, a equipe passa em endereços cadastrados de todas as mulheres, crianças e idosos assistidos pelo programa, para monitorar de perto a situação de cada um deles.

“Nossa participação com a Patrulha Maria da Penha no programa Família Segura compõe uma série de ações que acolhem, apoiam e protegem pessoas em vulnerabilidade ou vítimas de agressões e violências. Desde o início dessa operação, já conseguimos evitar e dar suporte para diversas ocorrências, em conjunto com o trabalho de prevenção diário, que garante a segurança das pessoas assistidas”, afirmou o secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, Rafael Júlio.

Legenda: GCM prende homem por descumprimento de medida protetiva, no programa Família Segura