Em parceria com a Prefeitura, “Jovem Aprendiz Rural” leva cursos gratuitos a jovens de Jacareí

Horta_jovem Apreendiz 2
Os cursos seguem até o mês de outubro com aulas teóricas e práticas – Foto: Valter Pereira/PMJ

Alunos de 14 a 17 anos da rede estadual de ensino estão tendo a oportunidade de participar do programa “Jovem Aprendiz Rural”, realizado pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), entidade de direito privado, paraestatal, mantido pela CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil). O projeto é realizado em parceira com a Prefeitura de Jacareí e o Sindicato Rural.

Os cursos, gratuitos, que seguem até o mês de outubro, com aulas teóricas e práticas, estão sendo ministrados na Escola Estadual Laura Augusta de Carvalho Rosas, no bairro Jamic, das 7h às 16h30. Ao todo, 36 alunos estão participando, e, além das aulas, eles ganham almoço e lanche. O objeto do projeto é capacitar os jovens a trabalhar na agricultura, pecuária, silvicultura, aquicultura, extrativismo, agroindústria e atividades relativas à prestação de serviços, como destaca o Gerente de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Jacareí, Adenilson Marins. “O curso é uma oportunidade para jovens que moram em áreas rurais investirem em conhecimentos para desenvolverem trabalhos na agricultura e até ajudar suas famílias”.

Como parte do aprimoramento do conhecimento, os estudantes participaram da 14ª edição da Feicampo (Feira de Pequenos e Grandes Animais e Implementos Agrícolas) de Taubaté, que reúne expositores de diversos segmentos rurais.

Ao terminar os estudos, cada aluno receberá o certificado de conclusão reconhecido pelo Ministério da Educação.

(Secretaria de Comunicação/PMJ)