Ipês variados e Patas-de-Vaca, que florescem em épocas diferentes, vão garantir paisagem florida ao longo do ano

Em fase de conclusão, a terceira ponte de Jacareí tem recebido plantio de grama e jardinagem nas margens, equilibrando a importância viária que trará para a cidade, aos cuidados com o meio ambiente e proteção do leito do Rio Paraíba. Neste sentido, foram plantadas 175 mudas ornamentais na manhã desta sexta-feira (23), por representantes da Prefeitura de Jacareí, vereadores, e convidados, que colocaram a mão na terra e ajudaram no plantio.

Do total, foram 90 mudas de Ipês brancos e amarelos e outras 85 mudas de Patas-de-Vaca, com floração branca e rosa, todas elas com média de 2,5 metros. “Elas vão florir em épocas diferentes porque é da natureza delas, deixando o entorno bonito o ano todo, neste encontro de sustentabilidade e infraestrutura”, disse Claude Mary de Moura, secretária de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana de Jacareí.

O plantio cumpre, ainda, o estabelecido no Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA), que prevê 6.200 mudas em diversos locais indicados pela prefeitura, sendo que só no entorno da terceira ponte já foram plantadas 1.800 mudas nativas.

“É uma alegria saber que a ponte será entregue nos próximos dias, trazendo segurança e conforto para o munícipe e protegendo o Rio Paraíba, tão importante para nossa cidade”, encerrou Celso Florêncio, secretário de Governo e Planejamento.

Mãos na terra

De mãos sujas de terra e sorriso no rosto, Maria Cecília (9) fez questão de ajudar e plantou uma muda mais próxima da cabeceira da ponte. Moradora do bairro Santa Maria, ela contou da alegria de participar: “Eu moro aqui perto e vou passar bastante por aqui, vendo a árvore que eu plantei crescendo e dando flores”. A alegria também estava estampada na cara de Joaquim que, aos 3 anos, já participava do segundo plantio no ano. “Na escolinha eu também plantei uma árvore bem bonita. Agora eu tenho duas na cidade”, disse.

As crianças e os demais participantes foram auxiliados por Hermes de Paula Santos (48), jardineiro que atua na Prefeitura de Jacareí há mais de 10 anos e se orgulha das 20 mil mudas que já espalhou pela cidade. “Agora é regar, cuidar e proteger. Não vejo a hora das primeiras flores chegarem”. Explicou Hermes, que teve um pouco de sua história contada recentemente, quando do plantio de um novo flamboyant, na Praça dos Três Poderes.

Confira a galeria de fotos: https://www.flickr.com/photos/prefeiturajacarei/albums/72177720304674266

Legenda: Em fase final, terceira ponte de Jacareí recebe plantio de 175 mudas ornamentais