Em comemoração aos 10 anos, Incubadora de Empresas de Jacareí realiza “talkshow”

incubadora
Incubadora de Empresas comemora 10 anos em abril. Foto: Valter Pereira

Em comemoração aos 10 anos da Incubadora de Empresas de Jacareí, o CDTI (Centro de Desenvolvimento de Tecnologia e Inovação) promove, na próxima terça-feira (26), o talkshow “Inovação, Tecnologia e Educação”, com a presença de autoridades, parceiros, empresários e comunidade.

O evento, com entrada gratuita, será às 19h no EducaMais Jacareí, que fica na Avenida Eng. Davi Monteiro Lino, 3.595. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3958-4422.

Trajetória – Ao longo de sua trajetória, 37 empresas foram “graduadas” pela Incubadora, passando a atuar no mercado competitivamente após receber o apoio necessário para aprimorar a gestão, criar produtos e serviços inovadores.

As empresas incubadas geraram 620 empregos e faturaram quase R$ 13 milhões desde 2006, tornando a Incubadora de Jacareí uma das cinco mais bem avaliadas do Estado de São Paulo.

Mantido pela Prefeitura de Jacareí, o CDTI tem como parceiros e integrantes de seu Comitê Gestor o Instituto Federal São Paulo, Sebrae-SP, Centro Paula Souza, Ciesp e a Agência USP de Inovação.

Para o gerente da Incubadora de Jacareí, Marco Antonio de Faria, os resultados de uma década mostram que a instituição trouxe desenvolvimento para a cidade e a região, e o crescimento do CDTI vem gerando novos desafios. “A Incubadora, com ajuda de seus parceiros, vem cumprindo o papel de apoio ao empreendedorismo, inovação e tecnologia em Jacareí e região. Ela oferece consultorias, treinamentos e cursos, além de um ambiente propício para desenvolver e fomentar negócios”, afirmou.

Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Emerson Goulart, a Incubadora de Empresas de Jacareí é de grande importância para o micro e pequeno empreendedor. “Um dos maiores acertos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico foi a Incubadora de Empresas, que dá todo o suporte para o crescimento dos empreendedores do município e seus negócios há 10 anos”.

A Incubadora – Inaugurado em 27 de abril de 2006, como uma incubadora tradicional, o CDTI cresceu e foi instalado em um espaço de 2.300 metros quadrados no Condomínio Indusvale em 2010, passando a englobar a Incubadora, Laboratório de Biotecnologia e Núcleo de Capacitação.

Atualmente, são 16 empresas incubadas, de atividades variadas como automação industrial, engenharia, usinagem, marketing digital, medicina, farmacêutica, criação de sites e mão de obra especializada, entre outros.

As empresas têm à disposição espaço físico, energia elétrica, acesso à internet, sala de reuniões, auditório, segurança 24 horas, serviço de limpeza e suporte permanente, participando de eventos e consultorias. Nos 10 anos, foram 2.367 horas de consultoria e 186 horas de palestras, cursos e treinamentos.

A Incubadora está analisando projetos de novas empresas interessadas em se tornarem incubadas. Empreendedores de toda a região podem participar do processo de seleção, que tem edital disponível no site www.incubadora-jacarei.com.br.

(Willian Jordão/PMJ)