Em Brasília, prefeito se reúne com ministros e deputados por demandas de Jacareí

Nesta semana, de quarta (05) a sexta-feira (07), o prefeito de Jacareí, Izaias Santana, esteve em Brasília (DF) para tratar de interesses municipais junto a ministros, deputados e outros órgãos federais, principalmente no Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil e Ministério das Cidades.
Em reunião com o Ministro dos Transportes, Maurício Quintella Lessa, o prefeito priorizou o encaminhamento de cinco importantes demandas para a cidade.
A primeira delas é a reforma da alça de acesso à Jacareí, da Dutra à Avenida Castelo Branco, na altura do km 162 norte (sentido Rio de Janeiro), próximo ao SEST/SENAT, visando mais segurança e organização para todos que precisam utilizar essa entrada a Jacareí.
As demandas seguintes foram todas relacionadas à extensão da Avenida Davi Lino, que ligará Jacareí a São José dos Campos, e acesso ao distrito do Parque Meia-Lua. Entre elas, o alargamento da avenida na parte inferior da ponte por onde passa a Dutra, para comportar o fluxo de trânsito e criação de calçada para os pedestres; a autorização para a construção de uma marginal de 180 metros ligando a alça de acesso que liga a rodovia Pres. Dutra à Avenida Getúlio Vargas com o Parque Meia Lua; e, também, solicitação para que o Ministério dos Transportes envie recursos para a construção de uma ponte sobre o Rio Comprido, atrás da UNIP, que ligará Jacareí a São José dos Campos, na continuação da Avenida Davi Lino.
Por último, foi solicitada alternativa para isenção da cobrança de pedágio para moradores da região leste, junto à entrada da cidade pela Avenida Lucas Nogueira Garcez, na Rodovia Presidente Dutra, Km 167, sentido Rio de Janeiro.
Também estiveram presentes na reunião o deputado federal Márcio Alvino (PR) o secretário e secretário adjunto de Mobilidade Urbana de Jacareí, Edinho Guedes e Rafael Júlio, respectivamente, e o vereador Paulinho dos Condutores (PR).
Na reunião junto ao Ministro das Cidades, Bruno Araújo, que contou com a presença do Deputado Federal Eduardo Cury (PSDB), foram discutidas e solicitadas agilidade em uma série de procedimentos e trâmites burocráticos que envolvem financiamento, repasses federais, autorização de projetos e emissão de certidões referentes a obras de saneamento, pavimentação de vias municipais, reformas e revitalização de praças e criação de ciclofaixas no perímetro urbano
Além da pauta com os ministros e deputados, Izaias Santana cumpriu agenda na Confederação Nacional dos Municípios, Agência Nacional de Transportes Terrestres e no Ministério das Comunicações.
“Apesar das principais políticas publicas ocorrerem nos municípios, as definições e financiamento das mesmas são definidas na capital federal, uma vez que a união arrecada cerca de 65% dos tributos. Por isso, é de extrema importância articular estes encontros com os gestores federais, com a participação e apoio efetivo dos deputados Eduardo Cury e Márcio Alvino, para o encaminhamento de demandas e, também, para que o município possa reivindicar seus direitos e receber a atenção das políticas e medidas de decisões tomadas no âmbito federal”, enfatiza o prefeito.
(Guilherme Mendicelli )