Eleição do Conselho Gestor do Plano Diretor registra mais de 900 votantes

Votação ocorreu de forma tranquila nas nove seções eleitorais espalhadas pela cidade. Apuração foi retomada nesta segunda (8)

No último sábado (6), eleitores de Jacareí compareceram às urnas para definir os representantes da sociedade civil organizada, para o Conselho Gestor de Revisão do Plano Diretor do Município. Mais de 900 votos foram computados ao longo das oito horas de votação, que ocorreu ao longo do dia, em nove seções eleitorais espalhadas por todas as regiões da cidade.

Segundo informações da Comissão Eleitoral responsável pela organização do pleito, apesar do grande movimento, a votação ocorreu de forma tranquila em todos os postos de votação. Para votar, o eleitor podia escolher qualquer seção eleitoral, bastando apresentar o título ou um documento oficial com foto.

Para garantir a confiabilidade da votação, a Prefeitura elaborou protocolos de procedimento, para demonstrar que as urnas eram confiáveis e evitar eventuais tentativas de fraude. No dia anterior à votação, as urnas de lona foram examinadas e lacradas em um ato público, que contou com a participação de representantes de entidades candidatas e do Ministério Público do Estado de São Paulo.

Durante a votação, foi utilizado um sistema de checagem dupla de eleitores, pelo qual era verificado se o eleitor estava regularmente inscrito em uma das seções eleitorais do município e, em seguida, se ele já havia votado em outra seção eleitoral. Todo o trabalho foi acompanhado pela Guarda Municipal e por equipes da Vigilância Sanitária, para garantir a segurança dos eleitores.

“A Prefeitura investiu bastante na segurança e nos protocolos dos atos e procedimentos, tendo como base as normas e orientações da Justiça Eleitoral. Além disso, o sistema desenvolvido para checagem dos eleitores e apuração dos votos é totalmente auditável, caso seja verificada a necessidade”, explica o secretário de Governo e Planejamento, Celso Florêncio de Souza.

Contagem dos votos

Ao final da votação, no sábado, a Comissão Eleitoral deu início à contagem dos votos em sessão pública na Câmara Municipal de Jacareí, com transmissão ao vivo pela TV Câmara. Por volta das 20h, a apuração foi suspensa, e foi retomada na manhã desta segunda (8), às 9h, também em sessão pública televisionada na Câmara.

Sobre o Conselho Gestor

O Conselho Gestor da revisão do Plano Diretor do Município de Jacareí é formado por sete representantes do Poder Público Municipal e 12 representantes da sociedade civil organizada. O grupo será responsável pela coordenação de todo o processo de revisão, desde o acompanhamento dos estudos técnicos que farão parte do diagnóstico final do município, até a realização dos eventos com a comunidade, para a coleta de sugestões de alteração ao Plano Diretor.

 Conheça os candidatos a uma vaga no Conselho Gestor

I – MOVIMENTOS POPULARES E/OU COLETIVOS
·         ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO JARDIM COLÔNIA

·         ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO JARDIM PARAÍSO E JARDIM YOLANDA

·         ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO PARQUE CALIFÓRNIA

·         ASSOCIAÇÃO DOS PROPRIETÁRIOS E MORADORES DO JARDIM SIESTA

·         CULTURA NO MORRO

·         NÚCLEO DE ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA, PERMACULTURA E AGROECOLOGIA URBANA

·         QUILOMBO CORAÇÃO VALENTE

II – ENTIDADES DE CLASSE SINDICAL
·         SINDICATO DOS ENGENHEIROS DO ESTADO DE SÃO PAULO

·         SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS DO PAPEL, PAPELÃO, CELULOSE, PASTA DE MADEIRA PARA PAPEL, CORTIÇA E ARTEFATOS DE PAPEL DE JACAREÍ – SINDICATO DOS PAPELEIROS DE JACAREÍ

 

III – EMPRESAS E/OU ENTIDADES PROFISSIONAIS
·         ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE JACAREÍ – ACI JACAREÍ

·         ASSOCIAÇÃO DAS CONSTRUTORAS DO VALE DO PARAÍBA – ACONVAP

·         ASSOCIAÇÃO DAS EMPRESAS DE MINERAÇÃO DE JACAREÍ

·         CENTRO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO – CIESP

·         SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DO MUNICÍPIO DE JACAREÍ – SINCOMÉRCIO JACAREÍ

·         SINDICATO RURAL DE JACAREÍ

IV – ENTIDADES ACADÊMICAS E DE PESQUISA
·         FACULDADE DE TECNOLOGIA PROFESSOR FRANCISCO DE MOURA – FATEC JACAREÍ

·         INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO

V – ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL
·         ASSOCIAÇÃO CRIANÇA ESPECIAL DE PAIS E COMPANHEIROS – CEPAC

·         ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS E ARQUITETOS DE JACAREÍ – AEAJ

·         ASSOCIAÇÃO PAULO GRAÇA

·         SUINÃ – INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL

Legenda – Apesar do grande movimento, a votação ocorreu de forma tranquila em todos os postos de votação.