EducaMais São João recebe primeira ‘Leitura Comunitária’ do Plano Diretor de Jacareí

Nesta fase, encontros com a população vão ocorrer em 26 pontos diferentes da cidade. Qualquer pessoa pode participar

A revisão do Plano Diretor de Jacareí entra em nova fase, com o início da realização das Leituras Comunitárias nos bairros. O primeiro encontro acontece nesta terça-feira (15), às 19h, no EducaMais São João (bairro São João).

Qualquer pessoa pode participar. Os encontros vão obedecer às orientações de segurança contra a COVID-19. Nesse sentido, o uso de máscara é obrigatório.

Confira o calendário completo de Leituras Comunitárias

Ao longo dos próximos dias, serão realizadas ‘Leituras Comunitárias’ em 26 pontos diferentes do município. As pessoas serão convidadas a participar de dinâmicas de grupo, com o objetivo de levantar os aspectos positivos e negativos tanto da vizinhança quanto da cidade.

Os trabalhos estão sendo conduzidos pelo Conselho Gestor de Revisão do Plano Diretor, grupo formado por representantes do Poder Público e da sociedade civil responsável pela coordenação da revisão. Durante a dinâmica, os participantes serão distribuídos em grupos, e serão convidados a olhar para os mapas, tanto de bairro quanto da cidade, indicando problemas e potencialidades. Todo o trabalho será orientado por equipes da Prefeitura de Jacareí, treinadas para auxiliar os moradores nas dinâmicas.

Metodologia

A metodologia foi desenvolvida pela equipe de professores de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). Na última quinta-feira (10), servidores e conselheiros participaram de um treinamento com os professores, sobre os procedimentos a serem adotados nas dinâmicas.

“Considerando as etapas da revisão do Plano Diretor, essa é aquela em que ouvimos a população para coletar informações que auxiliarão a compreender o município na dimensão comunitária. Esses dados ajudarão a complementar e atualizar o diagnóstico técnico feito pela equipe da prefeitura na etapa anterior”, ressalta a professora Lidiane Maciel.

Já a professora Fabiana Félix do Amaral e Silva aponta a importância do processo de escuta da população. “Toda a dinâmica proposta visa criar um ambiente favorável, para que as pessoas apontem os problemas e potencialidades da cidade em diferentes escalas. Nesse sentido, visamos a identificação dessas questões, tanto no nível da comunidade quanto de toda a cidade”, explica.

Segundo o conselheiro Pascoal Del Mônaco, representante do Sindicado dos Engenheiros no Conselho Gestor, “é de grande importância a participação popular nas ‘Leituras Comunitárias’, pois é uma grande oportunidade para a população entender para que serve o Plano Diretor, o que ele interfere na vida de cada um e como as pessoas poderão se organizar e contribuir neste processo de revisão”.

Entenda as fases da revisão do Plano Diretor

O processo de revisão do Plano Diretor de Jacareí será realizado em diferentes fases. Na fase das ‘Leituras Comunitárias’, serão coletadas informações com a população sobre os problemas e potencialidades. As informações serão utilizadas para realizar a Leitura Crítica da cidade, estudo que guiará as oficinas em que serão coletadas as propostas de revisão do Plano Diretor.

Legenda: Membros do Conselho Gestor de Revisão participaram de uma oficina com professores da Univap, para receber orientações quanto às ‘Leituras Comunitárias’