EducaMais Jacareí recebe o clássico ballet “O Quebra Nozes” em apresentações únicas

Escutar áudio do texto
2_Douglas Nossa_Quebra Nozes_D
O bailarino e coreógrafo Douglas Nossa, protagonista do espetáculo “O Quebra Nozes” – Foto: Divulgação

Um dos maiores clássicos de todos os tempos, o ballet “O Quebra Nozes”, pode ser apreciado no próximo final de semana, dias 16 e 17, no EducaMais Jacareí (Av. Davi Monteiro Lino, 3.595). O espetáculo da Magesto Cia de Dança, que traz a premiada coreógrafa e bailarina Priscilla Yokoi e solistas internacionais convidados, terá únicas apresentações, às 20h.

Além de Priscilla, que faz o papel da Fada Açucarada, o elenco é formado pelos seguintes bailarinos: Douglas Nossa (Quebra Nozes) – Companhia brasileira de Danças Clássicas, Balé da Cidade de Taubaté e Goh Ballet; Mariana Carossa (Clara) – São Paulo Companhia de Dança e Cisne Negro Cia; Emanuel Tavares (Príncipe) – Goh Ballet em Vancouver no Canadá. E para completar o quadro 14 bailarinos e performers convidados, 20 bailarinos com idade a partir de 12 anos selecionados através de audição e mais 12 alunos de ballet clássico, com idade entre 09 e 11 anos, da ONG (Organização Não-Governamental) Associação Fênix, do Rio Comprido em Jacareí.

O espetáculo é beneficiado pela LIC (Lei de Incentivo à Cultura) da Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu e apoio da empresa JTU (Jacareí Transporte Urbano).

Os ingressos gratuitos podem ser retirados antecipadamente a partir do dia 12, entre 9h e 18h, na Agenco Honda – Av. Senador Joaquim Miguel, 400, esquina com a Parque da Cidade, em Jacareí.

Ensaio aberto – Na sexta-feira (16), um dia antes da estreia do espetáculo, a Magesto Cia de Dança realiza um ensaio aberto no EducaMais Jacareí, a partir das 20 horas. As pessoas que quiserem acompanhar os “ajustes finais” para o espetáculo de ballet clássico podem retirar os ingressos gratuitos no local (Av. Davi Monteiro Lino, 3.595).

De acordo com as diretoras artísticas do espetáculo, apesar das correções e intervenções necessárias, o ensaio aberto não é um treinamento rotineiro, mas uma importante experiência cênica entre os artistas e o público. “O ensaio aberto possibilita melhor ambientação e reconhecimento do palco e também contato com o público. Isso é muito positivo para os artistas se prepararem para a estreia”, avalia a diretora artística Carla Nader.

Sinopse – “O Quebra Nozes” foi apresentado pela primeira vez em 1892. Encenado em dois atos o ballet começa numa festa de Natal na casa da família Stahlbaum. Os filhos, Clara e Fritz, esperam pelos convidados que logo se entusiasmam com a entrega dos presentes e as danças natalinas. De repente uma figura misteriosa chega para a festa: Drosselmeyer, o mágico, padrinho de Clara que dá a ela um presente, o Quebra-nozes com aparência de soldadinho.

Clara, encantada, começa a dançar com seu novo brinquedo, mas seu irmão Fritz toma – lhe o boneco que se quebra na confusão. Drosselmeyer conserta-o e consola Clara.

Os convidados dançam, a festa termina e eles se retiram. Todos dormem na casa da família Stahlbaum, menos Clara que vai até a sala ver seu boneco que havia deixado perto da árvore e adormece e entra no mundo da fantasia.

Os brinquedos ganham vida, dançam, lutam, viajam para O Reino das Neves e Reino dos Doces, onde Clara e seu príncipe são homenageados com danças típicas de vários países e com um gracioso pas-de-deux da Fada Açucarada.

(Secretaria de Comunicação/PMJ)