EducaMais Jacareí recebe 1ª Feira de Profissões do Vale do Paraíba 2018

O EducaMais Jacareí (Av. Eng. Davi Monteiro Lima, 3.595) recebe nos próximos dias 11 e 12, a 1ª Feira de Profissões do Vale do Paraíba 2018. A solenidade de abertura, no dia 11, será às 10 horas, com a participação de autoridades municipais e estaduais.

Após a cerimônia haverá a palestra “A Educação e a Ressignificação da Sociedade: nosso caminho de escolhas”, com o professor e empreendedor Renato Manzano. O evento tem o objetivo de orientar estudantes de Ensino Fundamental e Médio e de cursos preparatórios para vestibular, sobre carreiras e profissões.

A Feira das Profissões é promovida pelo Centro Paula Souza (CPS) em parceria com a Prefeitura de Jacareí, e conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo (SDECTI).

Serão abordadas as diferentes opções de cursos oferecidos pelas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais. A Feira também apresentará os cursos superiores da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e os programas de capacitação do Via Rápida e das Escolas de Técnicas de Economia Criativa (Etecris).

Durante o evento, alunos e professores das unidades do Centro Paula Souza no Vale do Paraíba contarão com estandes para atender o público e mostrar as diferenças entre os eixos temáticos dos cursos, formação acadêmica, grade de disciplinas, conteúdos programáticos e especializações.

A Secretaria Municipal de Educação estará representada no estande da Univesp, atendendo as metas do Plano Municipal de Educação com relação à Educação Profissional e Ensino Superior, fomentando oportunidades e vagas em Jacareí e região.

Haverá ainda palestras, workshops, oficinas, apresentações musicais, live painting e performances cênicas. Confira a programação dos dois dias do evento no site http://www.feiradeprofisssoescsp.com.br, no horário das 10h às 20h (11) e das 9h às 16h (12). A entrada é gratuita.

Univesp – Em parceria com a Prefeitura de Jacareí, a Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) conta com 50 alunos por turma, totalizando 200 vagas neste primeiro semestre de 2018, nos cursos gratuitos de graduação a distância em Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Pedagogia e Tecnólogo em Gestão Pública.

A vinda da universidade para a cidade só foi possível graças a uma parceria entre o governo do Estado de São Paulo, que liberou a abertura do polo de Jacareí, e a Prefeitura Municipal, que equipou um laboratório com 50 computadores completos, além de mesas, cadeiras, aparelhos de som e de projeção de última geração em HD, para a realização das atividades da instituição. A Prefeitura de Jacareí oferece toda a estrutura necessária para o desenvolvimento dos estudos, além de custear os subsídios para os tutores dos cursos.

O Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, por intermédio da Faculdade de Tecnologia de Jacareí – FATEC de Jacareí, cedeu o espaço para abrigar o polo físico, nas dependências da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo – FATEC (R. Faria Lima, 155 – Jardim Santa Maria).

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) é uma instituição exclusivamente de educação a distância que tem como parceiras a USP, Unesp e Unicamp e o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

(Marta Fernandes/PMJ com informações do Centro Paula Souza – Fotos: Alex Brito/PMJ)