Educação recepciona 1.600 professores e anuncia mudança no plano de carreira

Nesta segunda-feira (3), a sala Ariano Suassuna do EducaMais Jacareí estava lotada com a presença dos 1.600 professores, gestores, ADIs (Assistentes de Desenvolvimento Infantil) e Equipe Técnica da rede municipal, que foram recebidos em dois períodos, manhã e tarde, para início de mais um ano letivo.

Na oportunidade, o prefeito Izaias Santana agradeceu a presença de todos e deu as boas-vindas, anunciando o projeto de lei com a mudança do plano de carreira dos professores. Ele entregou o projeto ao presidente da Câmara, Abner de Madureira, que também compareceu ao evento.

O prefeito disse: “Estejamos bem dispostos para iniciar o ano letivo. Antes vivíamos em uma realidade de investir o percentual mínimo em Educação, diretamente voltado à Educação Infantil e Fundamental. Em 2017 tivemos nossas contas aprovadas pelo Tribunal de Contas e mesmo diante das dificuldades, como a queda na arrecadação, definimos colocar a Educação e a Saúde como prioridades”.

Izaias destacou a entrega de sete creches desde 2017 e a reforma de 13 escolas, “para dar condições efetivas de trabalho aos professores”, disse. Acrescentou: “Este ano será de rever e corrigir as distorções dos cargos de nível superior. Vamos enviar, depois de três meses de discussão, o projeto de lei com mudanças significativas no plano de carreira, por titulação, em que o esforço individual e a qualificação sejam critérios para promoção, com compensação em aumento real”.

“Vamos institucionalizar a carga suplementar, criando medidas necessárias para corrigir distorções e, também, em três anos, vamos chegar ao valor que se paga em São José dos Campos. Todos nós estamos juntos para tornar Jacareí referência em educação pública”, completou.

A secretária de Educação Maria Thereza Ferreira Cyrino também deu as boas-vindas aos professores e abriu o ano letivo de 2020. “O que vale, o importante mesmo, é na sala de aula. É aquela criança cheia de sonhos, de esperança para que tudo aconteça e que depende da gente”, frisou.

Ela apresentou os programas que vêm sendo desenvolvidos pela Educação nos últimos três anos. “Em 2017 teve o ‘Vivendo Valores’, em 2018 o ‘Jacareí Cidade Leitora’ e em 2019 o ‘Matematicando’”. Para 2020, a secretária informou que o tema será “Cientificando Jacareí”, com lançamento marcado para 6 de abril.

“Todos os outros programas ficarão completos com as Ciências Sociais e Biológicas nas atividades dos novos pesquisadores mirins. Trabalharemos na linha de pesquisa, tendo como ponto de partida o Território Educativo. Ser professor é fazer a diferença com amor. Vamos fazer”, afirmou.

Palestra – A programação da recepção contou com palestras nos dois períodos, com os temas “Criatividade e Inovação na Educação”, ministrada pela professora Débora Denise Dias Garofalo e “Território Educativo’ do educador Thiago Vinícius Lima da Silva, do projeto “Cultura no Morro”, do bairro Jardim Pedramar,

A palestrante Débora agradeceu o convite para a participação no evento e destacou que “professor é tudo. Ser professor é algo que vai muito além”, disse. Contou sua trajetória na área, como professora há 15 anos na rede pública. “Tenho um orgulho enorme”, frisou. “O professor tem um potencial enorme de transformar vidas”, disse. Em seguida iniciou a palestra com uma dinâmica envolvendo os professores.

Nos dias 4 e 5, a equipe Técnica Pedagógica receberá também os professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, com Oficinas de ‘Cocriação – um Itinerário Formativo’, com questões que os levarão a refletir sobre o trabalho com os alunos em sala de aula.

Nos dias 6 e 7, os professores estarão todos nas Unidades Escolares para planejamento e preparação das escolas para receber os alunos. As aulas iniciam no dia 10 de fevereiro, para 24 mil alunos, que serão atendidos nas 86 unidades escolas municipais (Creches, EMEIs, EMEIFs e EMEFs).

A Secretaria Municipal de Educação também oferecerá formação para as funcionárias de creche e auxiliares de Desenvolvimento Infantil, nesta terça-feira (4 de fevereiro), no Auditório da Secretaria de Educação.