Educação realiza VII Jornada Pedagógica na próxima semana

Escutar áudio do texto

Na próxima semana, de 24 a 26, será realizada a VII edição da Jornada de Formação Pedagógica 2023, da Secretaria Municipal de Educação, nos períodos manhã e tarde. O evento contará com cinco palestrantes renomados na área, além de oficinas, no Complexo Educacional Paulo Freire (Teatro Municipal Ariano Suassuna), e na EMEF Décio Moreira (Jardim Dora).

O palestrante da abertura, no dia 24, será o professor, bacharel e licenciado em Matemática pela PUC/SP e Mestre em Ensino de Matemática pela PUC/SP, Ivan Cruz, que vai falar sobre “Ludicidade no Letramento Matemático”.

Já Denise Tonello, fará a palestra do dia 25, com o tema “Portfólio de aprendizagem na prática – do planejamento à construção”. Denise é pedagoga formada pela USP, Mestra em Educação formada pela PUC e Psicopedagoga formada pela UNICSUL.

A coordenadora do projeto “Ser Criança é Natural”, Ana Carolina Thomé Pires, que também é pedagoga, especialista em Educação Lúdica, Psicomotricidade e Educação Inclusiva, e Jacqueline Magalhães Palestra, Mestranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC – SP / FORMEP), também ministrarão palestra no dia 25, com o tema “Natureza e cultura escrita”.

Doani Emauela Bertan Palestra estará realizando a palestra do dia 26, com o tema “Reflexões sobre a Educação Especial numa perspectiva inclusiva”. Doani possui graduação em Pedagogia, pós-graduação (Lato-Sensu) em: Educação Especial; Língua Brasileira de Sinais; Psicopedagogia; Prática e Interpretação de Libras Avançada com Ênfase na Elaboração de Material Didático Bilíngue Português/Libras.

Lino de Macedo falará sobre “Os jogos e o lúdico na aprendizagem matemática”, no dia 26. Lino de Macedo é professor titular na área de Psicologia do Desenvolvimento e Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo, instituição em que desenvolveu sua carreira docente, no Instituto de Psicologia.

48 oficinas

As inscrições já foram realizadas e serão atualizadas pela comissão organizadora, para que todos os educadores possam participar. Neste ano, serão 48 oficinas diferentes, divididas em 128 turmas para atender os 1800 profissionais da Secretaria Municipal de Educação, entre professores efetivos, contratados e ADIs, além dos estagiários, que atuam diretamente com os alunos nas unidades escolares.

Os educadores terão a oportunidade de vivenciar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na prática, com apresentação de dados da Secretaria. Todas as oficinas emitirão certificados. A jornada tem por objetivo cumprir a Lei Municipal do Plano de Carreira e Remuneração do Magistério, que garante a formação contínua e empenho na qualificação de todos os profissionais deste quadro.

“A cada ano, aprofundamos os temas com oficinas práticas aplicáveis no chão da sala de aula, todas alinhadas com o Programa em Rede ‘Jacareí Matematic@ndo ODS’”, afirmou a secretária de Educação de Jacareí, Maria Thereza Ferreira Cyrino.

Algumas das 48 oficinas que estão programadas para a jornada: A construção de vínculos na creche; Educação infantil e neurociência: um diálogo necessário; Aprender matemática com o corpo, Coleções que enriquecem o aprendizado da matemática; Brinquedos com sucata: uma forma criativa de educar com a matemática no berçário; Do que são habitadas as paredes de uma escola da infância?; A primeiríssima infância: da gestação aos 3 anos; Hipóteses e raciocínios lógicos: criação de brincadeiras com labirinto, circuitos e cabanas; Contextos promotores de aprendizagem por meio de experiências investigativas com bebês; Crianças e suas emoções: como lidar com as birras na creche; Brincar, imaginar e criar por meio da linguagem musical, simbólica e literária.

Legenda: Jornada Pedagógica no ano passado, no Complexo Educacional Paulo Freire


LEIA MAIS