Educação realiza oficinas práticas do programa “Matematic@ndo ODS” para gestores pedagógicos

Escutar áudio do texto

Toda a equipe de supervisores pedagógicos e formadores da Secretaria Municipal de Educação estão participando das oficinas práticas do Programa em Rede “Matematic@ndo ODS”, com a metodologia “Tarefas”. As atividades estão sendo ministradas no Complexo Educacional Paulo Freire, pelas professoras especialistas Carla Alves e Gabriela Gibim, do Grupo de Estudos CIEspMat de Educação Matemática da Unicamp.

São ações de sala de aula, envolvendo o pensamento reflexivo e crítico, alinhavando as áreas do conhecimento, com intervenções matemáticas envolvendo os objetivos do desenvolvimento sustentável. Os temas abordados integram a matemática a partir da natureza, do corpo, do movimento e das diversas linguagens, inclusive tecnológicas.

Através dos questionamentos, os grupos foram construindo conceitos matemáticos geométricos, aritméticos e algébricos. Tarefas lúdicas e prazerosas, preencheram todo o processo formativo. “A matemática está em todo lugar. Desmistificar medos e crenças culturais, garantindo maior qualidade na aprendizagem. Oficinas práticas serão o foco durante todo o programa”, afirma a secretária municipal de Educação Maria Thereza Ferreira Cyrino.

Lançamento

Em abril, cerca de dois mil educadores, entre professores, equipes gestora e técnica da rede municipal, participaram do evento de lançamento do Programa em Rede de 2023, “Jacareí Matematic@ndo ODS” (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), da Secretaria Municipal de Educação. 

Legenda: Supervisores e formadores participam de oficinas práticas sobre o programa “Matematic@ndo ODS”

Crédito: João Batista/Divulgação