Educação realiza Jornada Pedagógica em julho

A Secretaria Municipal de Educação de Jacareí valorizando o professor e prezando por um ensino de qualidade, promoverá a II Jornada Pedagógica 2018, com o Tema “Educação é a Base”, entre segunda-feira (23) e quarta-feira (25). O evento ocorrerá em diferentes locais, no EducaMais Jacareí e nas EMEFs Sílvio Silveira e Décio Moreira.

Serão realizadas 28 oficinas e 03 palestras durante a ‘Jornada Pedagógica’, que tem como objetivo subsidiar os profissionais da educação com conhecimentos pedagógicos aliados a Base Nacional Comum Curricular.

A ‘Jornada Pedagógica’ garante a formação contínua de todos os profissionais do quadro de magistério e ADIs (Agentes de Desenvolvimento Infantil) do município. Na segunda-feira (23), serão realizadas duas palestras de abertura no EducaMais Jacareí, destinadas para professores, diretores e coordenadores das EMEFs e EMEIs. As palestras abordarão as temáticas: “A Importância dos Contos de Fada na literatura infantil” e “Muros e Grades são Invenções Humanas”.

Na quarta-feira (25) será realizada uma palestra com o tema “Primeiros Socorros”, direcionada para ADIs e professores e equipe gestora das Creches. Durante a palestra os participantes serão orientados a reconhecer sinais e sintomas, acionar o serviço de emergência quando necessário e realizar ações simples para a preservação e valorização da vida até que a vítima seja atendida por equipe especializada, além de debater sobre temas como prevenção de doenças e acidentes no ambiente escolar.

Nos três dias da ‘Jornada Pedagógica’, todos os profissionais da educação (professores da Educação Infantil e Creches, ADIs, professores do Ensino Fundamental, Tempo Integral, profissionais que atuam com a Educação Especial, Sala de Leitura e Equipe Gestora) participarão de oficinas.

Diversos temas serão abordados nas oficinas durante a ‘Jornada Pedagógica’, como por exemplo: “Neurociência e o desenvolvimento de 0 a 3 anos”, “O Ensino da Arte na Educação Infantil”, “O trabalho com a gramática nos Anos Iniciais: o que e como ensinar, segundo a BNCC?”.

Na ‘Jornada Pedagógica’ a Fundação Procon irá oferecer aos Professores Coordenadores o Projeto ‘Saber Consumir’ que foi especialmente desenvolvido para possibilitar aos educadores trabalharem o tema consumo com alunos, família e comunidade, dentro ou fora de sala de aula.

A Equipe de Nutrição também fará uma Formação sobre ‘Alimentação nas Escolas’ para os Coordenadores, como complementação do trabalho nutricional que vem sendo feito com a merenda.

Já na quinta-feira (26) e sexta-feira (27), os profissionais estarão em planejamento nas unidades escolares, juntamente com a Equipe Gestora, para a organização e planejamento do 2º Semestre.

(Jader Fernandes/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)