
Setembro é um mês especial para a comunidade surda, porque é celebrado o Dia Nacional dos Surdos, nesta terça-feira (26). A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Educação Especial Inclusiva (EEI), vem realizando durante todo este período, intitulado “Setembro Azul”, com várias ações de conscientização, para comemorar as lutas e conquistas da população com deficiência auditiva e surdez.
Segundo o EEI, está sendo comemorado também, o reconhecimento nacional da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Nas escolas municipais vêm sendo realizadas as seguintes atividades:
1- Formação em Hora Atividade, com as professoras intérpretes conversando com os professores, enfatizando a data e propondo ações nas salas com as crianças.
2- Oficina com as crianças, em que as professoras intérpretes realizam oficinas e painéis para a escola enfatizando o Dia do Surdo.
3- Painéis enfatizando a data, realizados pelas crianças, para apreciação de toda a escola.
Os alunos surdos do município vêm sendo atendidos pela Secretaria Municipal de Educação, com uma perspectiva bilingue de inclusão. Eles são acompanhados por um professor intérprete de libras em sala de aula, que realiza a adaptação do currículo pedagógico para a Educação Inclusiva.
Os alunos frequentam duas vezes por semana o AEE – D.A (Atendimento Educacional Especializado em Deficiência Auditiva). Esse professor especialista realiza o atendimento com o aluno e familiares. Os professores intérpretes tem formação específica a cada quinze dias.
Legenda: Alunos realizaram painéis sobre a data
LEIA MAIS
- “Educação em Movimento” reúne projetos inovadores de professores da rede municipal
- Sucesso de público! Cerca de 80 mil pessoas visitaram a FLIJ
- Feira Literária de Jacareí tem início nesta sexta-feira (28) com atrações para toda família; confira programação
- It’s English Time! Educação forma mais de 500 crianças em curso on-line de inglês
- FLIJ 2025: Feira Literária irá distribuir 25 mil livros em edição inédita no Parque da Cidade
