Educação promove a Semana “Paulo Freire 2018” a partir do dia 02/05

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, abre a Semana Paulo Freire 2018, com o tema “Histórias de Vida, Leituras de Mundo”, na próxima quarta-feira (02) de maio, às 14 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (rua Lamartine Delamare, 69, Centro).

Na ocasião será realizada a palestra com a professora Êda Luiz, coordenadora geral do CIEJA (Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos) de Campo Limpo (SP), que vai compartilhar suas experiências de sucesso. Esta semana, de 2 a 4 de maio, tem por objetivo homenagear e divulgar as contribuições do educador Paulo Freire junto aos educadores, gestores e alunos, principalmente da EJA do município.

A palestra será a abertura oficial de um trabalho já em andamento. Há praticamente um mês, as escolas estão desenvolvendo, além dos projetos já previstos no planejamento que se referem à alfabetização e ampliação de conhecimentos, uma série de ações, atividades e vivências que contemplam as histórias de vida deste educador e dos alunos, bem como suas percepções e leituras de mundo, e as expectativas quanto à Educação de Jovens e Adultos.

Além da palestra, haverá “Círculos de Cultura” nas escolas: rodas de conversa, música, saraus, exposições, mostras, danças e apresentações, valorizando a cultura e o contexto dos alunos e da comunidade do entorno das unidades escolares.

Êda Luiz – A professora Êda Luiz começou a lecionar aos 15 anos, como professora substituta, quando ainda cursava o antigo magistério. Formou-se em 1965. Foi professora na escola rural em Cotia (SP) e trabalhou três anos no Educandário D. Duarte, em São Paulo.

Em 1970 foi educadora na antiga Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem). Efetivou-se na escola Monsenhor Baptista, onde trabalhou com educação infantil. Em 1983, começou a trabalhar com Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Escola Pracinhas da FEB.

Nesse período conheceu o educador Paulo Freire em um curso na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É autora do Programa CIEJA e atualmente, é coordenadora geral da CIEJA – Campo Limpo.

(Marta Fernandes/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)