Educação promove curso de capacitação socioemocional

Escutar áudio do texto

A Secretaria de Educação promoveu, nesta quarta-feira (6), uma palestra para cerca de 40 profissionais ligados à pasta, sobre a ‘Importância do Desenvolvimento de Competências Socioemocionais’, no Educamais Jacareí.

O conteúdo foi ministrado pela diretora de Proteção Básica, Nadia Leite, responsável pela gestão do Centro Pop, Casa de Passagem e CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social).

O encontro faz parte de uma série de debates sobre as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular, que ganhou força nos últimos anos, após o reconhecimento de que características ligadas ao comportamento e à administração das próprias emoções podem impactar positivamente no aprendizado dos alunos.

A abordagem das habilidades focadas na educação das emoções é fundamental para promover o pensamento autônomo dos estudantes e suas potencialidades, o que pode reduzir a indisciplina e melhorar os índices de aprendizagem”, comentou Nadia.

Ainda segundo a pasta, tem sido cada vez mais comum ver profissionais serem contratados pelas competências cognitivas, mas demitidos por falta de competência socioemocional.

(Victor Copola/PMJ )