Educação oferece cursos tecnológicos para professores da rede municipal

Os profissionais da rede municipal de Educação que quiserem ampliar seus conhecimentos tecnológicos podem participar dos cursos promovidos pelo Lec@ – Laboratório de Educação Criativa. As aulas presenciais acontecem todas as quintas-feiras, das 18h30 às 20h30.

Nesta quinta-feira (15), a oficina será sobre “Musicalização”, e no próximo dia 22, o tema será “Atividades Desplugadas”. Segundo a equipe gestora de organização das aulas, toda quinta-feira será um curso diferente, com assuntos dinâmicos e que estimulem a capacidade criativa.

Os professores podem escolher os cursos de seu interesse.  As inscrições podem ser feitas pelo portal educajacarei. Os participantes já saem do curso com o certificado gerado no próprio dia. Mais de 200 professores concluíram as oficinas desde o lançamento. A meta é expandir a iniciativa no segundo semestre.

O Lec@, da Secretaria de Educação de Jacareí, começou a funcionar em novembro de 2021, para utilização de todos os professores da rede municipal de Jacareí. Fica localizado no Complexo Educacional Paulo Freire (Av. Engenheiro Davi Monteiro Lino, 3595, Jardim Marcondes), e possui mais de 3 mil conteúdos pedagógicos. Já entregou 2.525 chromes e 160 mesas digitais para todas as escolas da rede municipal.

O espaço tem como objetivo garantir a excelência no desenvolvimento educacional do município, além de valorizar o profissional da educação, fortalecendo as práticas pedagógicas inovadoras. O laboratório tem um lounge de espera, com a disponibilização de locais para carregamento de celular, tablet ou outros periféricos, sala de formação, com a disponibilidade de internet wi-fi, chromebooks, projetor e todo o mobiliário necessário.

O local conta, ainda, com um estúdio de gravação equipado com câmeras profissionais, tripés, luz, chroma-key e ilha de edição, balcão de atendimento, livros para docentes, espaços de estudos e materiais didáticos e tecnológicos para que os professores tenham acesso, realizem formação e utilizem em sala de aula.

A secretária municipal de Educação de Jacareí, Maria Thereza Ferreira Cyrino destaca: “Investimos fortemente nas tecnologias, como ferramentas significativas no desenvolvimento da aprendizagem. Instrumentalizar bem os professores é garantir a mão na massa lá no chão da sala de aula”.

Outras atividades do Lec@: formação de alunos, Curso de Robótica do Sesi; Curso de professores do Google para certificações de educação, oficinas de scratch na sala de aula pelo projeto Wash; notebooks para a área administrativa; computadores para as escolas; manutenções de máquina; apoios no auditório; formações de tecnologia; e parcerias de projetos de tecnologia.

Legenda: O Lec@, da Secretaria de Educação de Jacareí, começou a funcionar em novembro de 2021