Educação lança programa “Jacareí Cidade Leitora” na segunda (19)

Escutar áudio do texto

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lança na próxima segunda-feira (19), às 8h30, o programa “Jacareí Cidade Leitora”, na Sala Ariano Suassuna do EducaMais Jacareí (Centro de Formação de Professores). O evento contará com a apresentação da palestra do escritor Ricardo Azevedo, com o tema “Ficção, utopia e literatura”, em dois horários, às 8h30 e às 13h30.

O programa terá várias etapas, que seguirão quatro eixos: “Ação e Transformação”; “110 anos, 110 livros: qualificação dos acervos do município”; “A leitura está em todo lugar: inauguração do Espaço Educador do Futuro e Festival Literário”; e “Olhares sobre Jacareí: o protagonismo das Histórias Cotidianas”.  

A próxima ação será a implantação do projeto “Carrossel Literário, Artístico e Histórico: um olhar para a cidade de Jacareí”, que acontecerá nas escolas municipais entre 03 de abril a 18 de maio. Os melhores textos e desenhos serão publicados em livro no final do ano. A seleção acontecerá nas escolas.   

Estão sendo formadas equipes gestoras de salas de leitura, para a conscientização de uma nova abordagem sobre o espaço de leitura e sua função na formação dos alunos. Uma das ações é o acompanhamento das supervisoras do projeto de leitura, além da identificação de gargalos nesta área, com aconselhamentos e direcionamentos.  

Um dos destaques do programa é a Ressignificação das Visitas à Biblioteca Municipal, com uma nova sistemática de agendamento de visitas e ações elaboradas de acordo com a idade dos alunos.

 (Marta Fernandes/PMJ – Fotos: Alex Brito/PMJ)