Educação lança “Conect@ndo Jacareí” e destaca os índices do Saresp

A Secretaria Municipal de Educação lançou o programa “Conect@ndo Jacareí” na última segunda-feira (5). “Este será o nosso programa de 2021”, disse a secretária da pasta Maria Thereza Ferreira Cyrino, para todos os professores, pais e alunos presentes ao evento, que foi online, pelo canal de youtube da Secretaria.

A secretária explicou como vêm sendo idealizados os programas desde 2017 e destacou os resultados obtidos no Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). “Neste ano, tivemos que pôr para andar a máquina educacional no remoto: conteúdos, brincadeiras, a interação com as famílias e com as crianças, tudo no remoto”.

Maria Thereza ressaltou que, em 2017, iniciou o projeto “Valores”, com o objetivo de humanização e integração de todos com a expansão para as escolas. “Foi tema até do nosso desfile de 7 de Setembro. Neste mesmo ano, colocamos no SARESP a nossa rede, e começamos a ter dados reais como indicadores”.

A secretária disse que, através desses indicadores, começou na sequência, em 2018, o programa “Jacareí Cidade Leitora”, na área da leitura e da escrita. “Tivemos a nossa feira literária, que continuou até o ano passado (online), e esse ano também faremos”, destacou.

Matematicando

Na sequência, após melhora nos dados de Língua Portuguesa, construiu-se o “Matematicando Jacareí”, em 2019, e os resultados também foram surpreendentes. Em 2020, foi a vez do “Cientificando Jacareí”, quando viu-se acontecer, principalmente através do ensino remoto, o despertar dos cientistas mirins.

Maria Thereza comenta que, das EMEFs participantes do Saresp em 2017, 12 escolas atingiram a meta em 2017, 19 escolas em 2018 e 21 escolas em 2019, em Língua Portuguesa. Já em Matemática, 2 escolas em 2017, 3 escolas em 2018, 12 escolas em 2019, sendo que 84% delas, ou seja, 22 escolas, ampliaram o resultado.

Segundo a secretária, a ideia de se colocar um programa em rede, faz toda a diferença, pois foca-se no programa durante um ano, desde a escola que está na região central até a escola que está na periferia. ” Então a gente garante uma equidade em termos de proporcionar aos alunos o solo fértil para a aprendizagem. Garantimos, também, a continuidade de todos eles, como uma integração das áreas do conhecimento”, falou para o público presente.

Conect@ndo Jacareí

“Em 2021, o Conect@ndo Jacareí vem para integrar ação, razão, coração com os pilares da educação, segundo a UNESCO: aprender a conhecer, fazer, ser e conviver com os outros”, afirma Maria Thereza.

Para tanto, são vários parceiros nesta jornada de aprendizagem: “Mãos à Horta” integrando o Viveiro Municipal; Fatec e setor de nutrição da Secretaria Municipal de Educação; JEPP – “Jovens Empreendedores Primeiros Passos” com o SEBRAE; “Oficina de Música” com a OSIJJA por episódios; “JOCA”- jornal educacional; “TIN DIN”, matemática por gamificação; “English Time” inglês para crianças por módulos lúdicos. Além disto, outras parcerias estão sendo realizadas para os diversos segmentos da Educação, para Creches, EMEIs e EJA e Inclusão, que serão anunciados à medida que forem estabelecidas.

Educ@ Jacareí

O lançamento do portal “Educ@ Jacareí” traz o acesso para educadores, pais, alunos e sociedade em geral, para as realizações de forma planejada. A visita ao portal é feita pelo endereço: https://portal.edujacarei.com.br/.

Legenda: Programa “Conect@ndo Jacareí” será trabalhado durante todo o ano de 2021