Educação Infantil de Jacareí é destaque na revista Nova Escola

Os trabalhos pedagógicos com os bebês das creches municipais e conveniadas de Jacareí tiveram papel de destaque na reportagem da Revista Nova Escola de agosto, na matéria “Quais as mudanças que a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) propõe para a Educação Infantil e como coloca-las na prática? ”

A equipe da Revista Nova Escola veio até Jacareí conhecer as atividades da Secretaria Municipal de Educação, e escolheu a Creche Parque dos Príncipes para representar o trabalho pedagógico com os bebês, que foi capa. Desde 2017, os formadores, supervisores pedagógicos, coordenadores e professores da rede municipal estão estudando e colocando em prática as propostas da BNCC.

A reportagem mostra o trabalho feito com os bebês e a BNCC, observando que a estratégia de ensino realizada na atividade com meleca, por exemplo, contemplou os direitos de participar, explorar e brincar, com potencial para os demais de expressar, conhecer-se e comunicar. Segue o link da matéria: https://novaescola.org.br/conteudo/18110/edicao-324

Estas atividades podem ser ampliadas e aprofundadas quando organizadas em uma sequência de atividades, como fazem os professores da Creche Parque dos Príncipes, com as turmas de 2 e 3 anos. Nesta proposta, as crianças investigam diferentes formas, elementos e receitas para fazer essa massinha, sendo que a cada momento elas podem ter a oportunidade de experimentar diferentes coisas: a mudança de textura ao trocar fubá por farinha de milho em flocos, farinha de trigo, areia ou argila e as transformações ocorridas ao colocar água (se for muita pode desandar, quando é pouco pode ficar seca e assim por diante) ou tinta.

A dinâmica também é alternada. A professora apresenta os materiais em potes menores para uma exploração individual, em recipientes maiores, para investigação coletiva ou em pequenos grupos ou ainda com as duas opções simultaneamente para a criança escolher se quer brincar sozinha ou com o colega.

A sequência não é mais fechada, como antes. Hoje, com base na BNCC, ela é aberta. O docente pode acrescentar ou tirar algo, ou repensar tudo para atender a criança de acordo com as observações feitas”, explica Adriana Bertucci, supervisora da Educação Infantil-Creches da rede de Jacareí. “Começamos com o simplificado e vamos refletindo para aprimorar esse conhecimento”, diz a diretora Maria da Silva da Creche Parque dos Príncipes.

A revista Nova Escola é uma marca da Associação Nova Escola, organização independente e sem fins lucrativos e é mantida pela Fundação Lemann.