Educação faz 1ª Mostra de Desenho da Rede Municipal

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Educação, vem realizando a “1ª Mostra de Desenho da Rede Municipal de Ensino de Jacareí”, em uma exposição virtual dos trabalhos artísticos desenvolvidos pelos alunos do Ensino Fundamental, durante o ano letivo.

Confira a exposição virtual das obras clicando no link do site educajacarei.com.br/teste-pagina-arte-concurso/. Ao final, serão três obras escolhidas de cada ano, que comporão a exposição que será realizada no dia 27 de novembro, durante o Seminário de Boas Práticas, no Complexo Educacional Paulo Freire. O período de visitação das obras no site educajacarei.com.br, vai até 22 de novembro.

Os temas trabalhados foram: 1º Ano – ODS 14/Vida na Água com o tema “Vidas e cores do mar”; 2º Ano – ODS 15/Vida Terrestre com “Seres incríveis & fantásticos”; 3º Ano – ODS 3/Saúde e bem-estar com “História, jogos e brincadeiras”; 4º Ano – ODS 9/Indústria, inovação e infraestrutura com “Invenções para o futuro”; e 5º Ano – ODS 11/Cidades e comunidades sustentáveis com “Cidades e lugares Imaginários”.

Para cada tema abordado houve discussão, estudo, pesquisa, reflexão e produção, que precederam a realização do desenho final. O tema não foi o único foco, e também o desenvolvimento dos objetivos da Mostra, que são a criatividade, a expressividade, a sensibilidade, os valores e a comunicação visual.

A Mostra faz parte da Feira Infantil de Arte – FIA, e tem como proposta a aprendizagem em Arte, fundamentada nos estudos da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, possibilitando ampliar as narrativas visuais, tendo o estudante como protagonista do pensar artístico.

A produção das obras foi realizada por meio de várias etapas passando pelos estudos e produção e a escolha nas salas de aula, na escola e no site: educajacarei.com.br. Nessa última etapa a comunidade pode apreciar as obras representantes de cada escola e votar pelo site.

O evento busca despertar a criatividade e estimular o gosto e respeito pela cultura, proporcionando a troca de experiências e vivências pedagógicas no campo da arte, e da socialização que desencadearam estes processos e produções.

As ações foram coordenadas e realizadas pela Supervisão Pedagógica de Arte, pelos formadores do Centro de Formação, e tendo como responsáveis nas Unidades Escolares, os professores de Arte do Ensino Fundamental da Rede Municipal, com a colaboração dos coordenadores das escolas, professores de salas e da participação das famílias, engajadas nesse processo.

A “1ª Mostra de Desenho da Rede Municipal de Ensino de Jacareí” também tem o objetivo de validar o trabalho pedagógico do Ensino de Arte realizado na Rede Municipal e de proporcionar estudos, reflexões, novas pesquisas, trocas de experiências e vivências pedagógicas.

Legenda: A 1ª Mostra de Desenho reúne trabalhos artísticos desenvolvidos pelos alunos do Ensino Fundamental, durante o ano letivo