Educação de Jacareí terá como foco a continuidade da aprendizagem

Legenda da foto: Crianças na sala de leitura, no período antes da pandemia.

Considerando que os estudantes e professores já ficaram aproximadamente um mês sem aulas presenciais, devido à antecipação do recesso, a Secretaria Municipal de Educação de Jacareí está focada, neste momento de retomada, nas primeiras atividades (iniciadas no último dia 4), especialmente aquelas que são essenciais para a continuidade do processo de aprendizagem dos alunos.

Após esta etapa de retomada, a Secretaria avançará no desenvolvimento das habilidades do 1º bimestre, considerando os seguintes critérios: as que são essenciais para este percurso e para os posteriores; o que os alunos podem desenvolver a partir de atividades não presenciais, com maior autonomia; o tempo disponível para o desenvolvimento das atividades; as atividades presentes nos materiais do aplicativo “CONECTA Família Escola” e dos links bit.ly/smeatividades2020 e http://soseducacao.rds.land/jacareiapostila1. “Ressaltamos que professores e escolas têm autonomia para progredir de acordo com o conhecimento de seus alunos, adequando à realidade de cada contexto e ao PPP (Projeto Político Pedagógico) da escola”, explicou a secretária de Educação de Jacareí, Maria Thereza Ferreira Cyrino.

Para o desenvolvimento dessas habilidades, os professores, com apoio da equipe gestora das escolas, devem planejar roteiros de atividades. Esses roteiros podem ser interdisciplinares, contabilizando as atividades a serem realizadas para cada componente curricular.

Para a elaboração dos roteiros, “é essencial que os professores considerem os recursos de que os estudantes efetivamente dispõem, propondo atividades que todos possam realizar e podendo sugerir atividades adicionais”, orientou a secretária.

Alguns elementos para constar nos roteiros são: a) número de horas a que equivalem; b) habilidades a serem trabalhadas; c) instrumentos para verificação da aprendizagem. Essas sequências deverão ser enviadas e utilizadas preferencialmente por meio digital.

Acesso à Internet – Nos casos em que não for possível o envio pelo meio digital, por dificuldades de acesso à internet ou recursos, as sequências deverão ser impressas e retiradas na escola com uma determinada periodicidade, a ser combinada entre os profissionais da escola e os responsáveis pelos estudantes.

“Ainda que seja recomendada a pactuação desses combinados, é importante que haja flexibilidade na entrega de materiais, de forma a acomodar as diversas realidades. Nesses casos, devem ser tomadas as devidas medidas de higiene e de distanciamento para evitar a proliferação do Coronavírus”, esclareceu Maria Thereza.

A secretária ressalta ainda que, nos casos em que não for possível a entrega virtual das atividades realizadas, será importante orientar os estudantes para guardá-las, para que sejam entregues quando as atividades escolares presenciais forem retomadas.

Acervo Literário – Para a equipe escolar, o empréstimo é fundamental para que alunos e a comunidade escolar tenham acesso aos itens do acervo literário (livros, CDs ou DVDs), principalmente levando em consideração o contexto dos alunos que não possuem acesso virtual.

Os responsáveis pelas salas ou ambientes de leitura poderão utilizar as redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas para fomento à leitura, como, por exemplo, criação de grupos para conversar e indicação de leituras e atividades. Os links ou aplicativo possuem sugestões de atividades para a promoção de leitura neste período.

“Lembramos aos responsáveis pelo fomento à leitura que, uma vez criados grupos de discussão, não apenas avançamos na criação de uma comunidade leitora (prerrogativa para formar leitores) quanto se pode indicar e dinamizar outros textos acessíveis pela internet, como, por exemplo, textos em domínio público”, enfatizou a secretária de Educação.

As parcerias em todo esse processo de aprendizagem são fundamentais. E são elas: o canal do YouTube para a Educação Infantil “Infância em Ação”, que foi criado para contação de histórias e com propostas de atividades; tem a parceria da SOS Educação com Roberta e Taís Bento, que trazem, além de dicas, o desenho da “Charlote”; e também o canal do YouTube da professora Danielli Villar, com atividades de Ciências. “Estamos preparando um canal de tutoriais para recursos digitais disponíveis para a rede, além de cursos de tecnologia para professores”, completou a secretária.