Educação de Jacareí recebe municípios para discutir a BNCC

Escutar áudio do texto

A Secretaria Municipal de Educação e a Diretoria de Ensino recepcionaram nesta sexta-feira (14) técnicos de Secretarias de Educação de seis municípios: Arujá, Igaratá, Santa Branca, Santa Isabel, Guararema e Jacareí. A reunião foi para discutir a formação do currículo paulista da BNCC – Base Nacional Comum Curricular. Até o final do ano uma das versões da Base estará pronta para ser aplicada em 2019.

A secretária de Educação do município, Maria Thereza Cyrino Ferreira recebeu os representantes dos municípios, destacando a importância de se ter a Base trabalhada pelas escolas o ano que vem. “É muito importante que nossos currículos respeitem as habilidades e competências trazidas pela nova BASE. Nossos alunos terão uma qualidade de ensino muito mais adequada para o mundo moderno formando alunos para o século XXI”, disse.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

(Marta Fernandes/PMJ com informações do site do MEC – Divulgação)