Educação de Jacareí é finalista em prêmio estadual

Jacareí foi finalista, nesta sexta-feira (13), entre 224 municípios selecionados, que se cadastraram com 723 Cases Inovadores, no programa estadual “Boas Práticas de Parcerias Municipais”. O evento ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. A Secretaria Municipal de Educação participou com dois projetos, o Sistema informatizado de vaga em creche e o Conect@ndo Jacareí.

O município ficou entre os 36 finalistas e entre os seis da categoria Cases Inovadores. Em todo o Estado foram apresentadas mais de duas mil boas práticas, em várias áreas. Este é o segundo ano que a rede municipal de Educação de Jacareí é finalista do programa, que envolve, ainda, várias secretarias, como Governo, Saúde, Assistência Social e Segurança. Jacareí venceu no ano passado, entre 500 municípios, com o projeto “Universalização da pré-escola”, e recebeu um recurso de R$ 350 mil.

Programa

O “Parcerias Municipais” foi lançado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo em junho de 2019, com o objetivo de unir esforços com os municípios para reduzir as desigualdades regionais em três áreas prioritárias – educação, saúde e segurança.

A iniciativa está em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 e tem respaldo no Plano Plurianual do Governo do Estado para o quadriênio 2020-2023. O objetivo do programa é apoiar e promover a cooperação entre municípios, organizações do terceiro setor e iniciativa privada para a mitigação dos principais problemas identificados.

“A gestão realizada por indicadores, determinados pelo planejamento estratégico, garante as metas e ações para que o resultado aconteça na sala de aula. Nós, educadores, não medimos esforços para que isto ocorra de fato”, afirma a secretária municipal de Educação de Jacareí, Maria Thereza Ferreira Cyrino.

Legenda:  Sistema informatizado de vaga em creche e Conect@ndo Jacareí foram os dois projetos finalistas no programa estadual de Boas Práticas