Educação de Jacareí divulga link com atividades de junho para alunos da rede municipal

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está divulgando o link http://bit.ly/smeatividades2020 com as atividades do mês de junho para os alunos da rede municipal. Os professores retornaram às aulas, por teletrabalho, em maio, e vem recebendo, desde o início, várias orientações sobre a utilização de recursos tecnológicos disponíveis.

“Nessa singularidade da ocasião, por conta da situação da pandemia, contamos com a colaboração, empatia e comprometimento de cada um, de cada uma, neste novo desafio”, destaca a secretária de Educação Maria Thereza Ferreira Cyrino.

Estão disponíveis no link da Secretaria Municipal de Educação, Cadernos de Propostas e Vivências para a Quarentena, para as crianças do Maternal, Pré I e Pré II. A equipe pedagógica avisa que é importante lembrar que todas as atividades com os alunos devem ser acompanhadas pela família.

“Queridas famílias, nesse momento em casa aproveitem para ampliar as relações e interações com seus pequenos. Brinque, movimente-se, dance e cante bastante com eles”, destaca a secretária.

Nos Cadernos têm, ainda, recomendações sobre o uso de celulares e tablets. Seguem as dicas:

Para as crianças do Maternal – Segundo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), crianças entre 2 a 5 anos só devem usar os aparelhos eletrônicos uma hora por dia.

O que as crianças de 1 a 2 anos precisam (OMS):

– Atividades físicas, de qualquer intensidade, ao longo do dia. Devem durar ao menos três horas

– Não devem ficar mais de uma hora seguida, em carrinhos de bebê, cadeiras ou canguru. O tempo sentado também não pode ser longo

– As telas não são indicadas para crianças de 1 ano. A partir de 2 anos, não deve superar uma hora por dia

– O tempo de sono, incluindo cochilos, deve ser de 11 a 14 horas.

Para as crianças do Pré I e II – Os que as crianças de 3 a 5 anos precisam (OMS):

– Devem gastar ao menos 180 minutos em vários tipos de atividades físicas em qualquer intensidade, repartidas ao longo do dia

– Não devem ficar contidas por mais de uma hora seguida ou sentadas por longos períodos

– O tempo dedicado a atividades em frente às telas não deve exceder uma hora por dia

– O tempo de sono, incluindo cochilos, deve ser de 10 a 13 horas

Quadro semanal – No caderno de atividades para o Maternal, também tem um quadro semanal de propostas para as famílias, com músicas, histórias, brincadeiras e vivências do cotidiano. Com relação a leitura, é importante que seja um momento agradável e prazeroso. Seguem as dicas:

– Uma boa prática é ler uma história antes da criança dormir

– Ao fim da leitura, conversar sobre a história

– Ler em diferentes espaços da casa e fora dela

– Deixar o filho recontar a história

A proposta da Secretaria de Educação de Jacareí é que os pais relembrem o primeiro dia da criança com a família após sua chegada. Procurar contar, com riqueza de detalhes, o primeiro olhar, sua aparência, com quem se parecia e mostrar fotos.

Vivências do Cotidiano– Os professores ressaltam que, nesse tempo de inverno e de Coronavírus, é muito importante que a família ensine e incentive o filho a realizar a higiene do nariz com autonomia. Seguem as dicas:

• Mostre para seu filho, no espelho, que o nariz está sujo
  • Ensine seu filho a cortar o tamanho adequado de papel higiênico
  • Oriente-o a limpar o nariz e a jogar no lixo o papel usado
  • Mostre para seu filho, no espelho que o nariz ficou limpo ou que ainda precisa de mais um pedaço de papel
  • Depois do nariz estar limpo, é só lavar muito bem as mãos e dar um lindo sorriso!

Legenda: Educação disponibiliza caderno de propostas para as crianças