Educação de Jacareí divulga inscrições para Assistente de Alfabetização

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lançou na sexta-feira (4), o Edital para o Processo Seletivo Simplificado de Assistente de Alfabetização, para atuação no Programa “Tempo de Aprender”, do Governo Federal. A inscrição é gratuita e realizada por meio de preenchimento completo do formulário digital, no link: bit.ly/CadastroTempodeAprender, até sexta-feira (11).

Os interessados deverão ler atentamente o Edital nº 08/2022, publicado no Boletim Oficial de Jacareí, de 4 de março de 2022, e disponibilizado na plataforma www.educajacarei.com.br. O Assistente de Alfabetização atuará nas turmas de 1º e 2º anos das unidades escolares da rede municipal.

O programa faz parte das ações do Ministério da Educação (MEC), que tem como objetivo melhorar a qualidade de alfabetização em todas as escolas públicas do país. Será implantado nas escolas de Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Jacareí, que realizou a adesão ao programa.

O “Tempo de Aprender” segue as determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB e da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Busca o cumprimento da Meta 5 do Plano Nacional de Educação, da meta 3 do Plano Municipal de Educação e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em especial o objetivo 4 – Educação de Qualidade.

Processo de Alfabetização

Os candidatos selecionados, convocados e designados atuarão pelo período de até oito meses, com início a ser estipulado de acordo com o repasse dos recursos às unidades escolares participantes do programa. Os Assistentes de Alfabetização classificados e selecionados deverão realizar o Curso Online de Práticas de Alfabetização do Programa Tempo de Aprender, a fim de garantir apoio e suporte pedagógico orientador e formativo para as escolas desenvolverem, com êxito, o processo de alfabetização.

A atuação do Assistente de Alfabetização, no Programa Tempo de Aprender, é atividade de natureza voluntária, sendo obrigatória a celebração do Termo de Adesão e Compromisso Voluntário. O Processo Seletivo terá validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período, por uma única vez.

Legenda: O Assistente de Alfabetização atuará nas turmas de 1º e 2º anos das unidades escolares da rede municipal