Educação de Jacareí apresenta “Cápsula do Saber” durante VI Jornada Pedagógica

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, encerra a VI Jornada Pedagógica nesta sexta-feira (22) com uma inovação que foi apresentada durante a semana: a “Cápsula do Saber”. A Jornada acontece no Complexo Educacional Paulo Freire, para todos os 1.500 educadores da rede municipal de Ensino, entre professores, equipes gestoras e técnicos.

A Cápsula do Saber tem quatro etapas sobre os ODSs (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), em uma reflexão aprofundada de sustentabilidade, por meio de uma experiência sensorial em tour com duração de 60 minutos, atendendo até 80 pessoas ao mesmo tempo (20 em cada etapa).

Na primeira etapa, os assuntos são poluição urbana e queimadas. Já na segunda, os temas são desmatamento, seca e lixo tóxico. Na terceira, há uma experiência 4D sobre furacões. A quarta etapa provoca uma reflexão sobre descongelamento das geleiras e enchentes. Toda a visita é guiada por uma equipe especializada, que explica e faz uma reflexão sobre cada um dos ODSs.

A Jornada

A VI Jornada Pedagógica, edição 2022, iniciou-se na última segunda-feira (18), após dois anos de jornada virtual, por conta da pandemia. O evento abriu o segundo semestre letivo da rede municipal e tem como meta a conexão aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) com a Educação, por meio de oficinas, palestras e debates.

A iniciativa contou com a presença do físico, pesquisador formado pela USP e apresentador de TV, Will Namem, que apresentou um Show de Ciências – “Quark Show”, que tem como propósito, ensinar e comunicar a ciência de forma descomplicada e descontraída.

Legenda: Cápsula do Saber na VI Jornada Pedagógica de Jacareí