Educação conclui projeto “ArteLab” nas escolas de tempo integral

Escutar áudio do texto

Cerca de 40 educadores, das Oficinas de Educação em Tempo Integral e do LEC@ (Laboratório de Educação Criativa), finalizaram em novembro, o curso do Projeto “ArteLab – Experiência Criativa”, uma parceria da Instituição Evoluir com a Secretaria Municipal de Educação, com patrocínio da empresa DOW e viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

O projeto, que iniciou em agosto, foi realizado de forma híbrida, com aulas on-line síncronas, além de oficinas presenciais no LEC@, totalizando uma carga horária de 26 horas. A metodologia ativa de aprendizagem estimula a criatividade, o pensamento tecnológico, a cultura sustentável e a “mão na massa” dos Educadores, com o apoio dos materiais recebidos durante o curso.

Cada educador inscrito recebeu quatro caixas (T-box) composta por objetos, ferramentas e materiais diversos para a realização de aulas inovadoras, sendo uma caixa composta de kit de programação para utilização do próprio educador nas oficinas, e as demais para as escolas, para os alunos, colocando em prática o que aprenderam no curso. Além das caixas, eles receberam também um “Guia do Educador” com estratégias metodológicas, base conceitual e dicas de atividades para desenvolvimento do projeto na escola.

Nesta edição, participaram os educadores das Oficinas de Educação em Tempo Integral das seguintes escolas: EMEF Adélia Monteiro, EMEF Barão de Jacareí, EMEF Claudia Maria Gaspar Queiróz do Prado, EMEF Conceição Aparecida Magalhães Silva, EMEF Maria Luiza de Souza Pinto Vasques, EMEIF Presbítero Mábito Shoji e EMEF Ricardina dos Santos Moraes.

Antes mesmo do curso terminar, os alunos, como protagonistas do processo ensino-aprendizagem, já estavam colocando as “mãos na massa”, criando, a partir de materiais reutilizáveis, o seu primeiro robô, o primeiro circuito, cidades de papelão com iluminação, semáforo, gerador de energia eólica e muito mais. Seus objetos criativos estão expostos na Mostra Pedagógica das unidades escolares.

Legenda: Exposição dos trabalhos do projeto ArteLab nas Mostras Pedagógicas das escolas