Educação atende alunos surdos com professor intérprete

Escutar áudio do texto

Os alunos surdos do município vêm sendo atendidos pela Secretaria Municipal de Educação por meio de uma perspectiva bilíngue na inclusão. Eles são acompanhados por um professor intérprete de libras em sala de aula, que realiza a adaptação do currículo pedagógico para a Educação Inclusiva.

Os alunos frequentam duas vezes por semana o AEE – D.A (Atendimento Educacional Especializado em Deficiência Auditiva). Esse professor especialista realiza o atendimento com o aluno e familiares. Os professores intérpretes tem formação específica a cada quinze dias.

Na última semana foi realizado um evento no EducaMais Jacareí promovido pelos professores da rede municipal da Educação Inclusiva, fechando o mês Setembro Azul, em comemoração ao dia 26, Dia Nacional do Surdo. Cerca de 70 pessoas compareceram entre convidados e alunos surdos e seus familiares. Os convidados foram recebidos na sala Paulo Freire pelos organizadores e pelo artista Guataçara, que apresentou no espaço a exposição “Trilhas de um sonhador”, com monitoria para os convidados.

O objetivo do encontro foi enfatizar a valorização da Língua de Sinais, proporcionar o protagonismo surdo, expressando que estes alunos são capazes, desde que sejam respeitados seus direitos e principalmente à identidade como pessoas surdas.

Nossos alunos surdos precisam de estímulos à comunicação em língua de sinais, compreensão orofacial, mas em principal a leitura e escrita em língua portuguesa”, disse a professora formadora da área de D.A/Libras da Secretaria Municipal de Educação, Renata Rossi.

Foi um dia maravilhoso para surdos. Meus dois filhos amaram tudo. Agradeço todos que organizaram, e que promovam mais encontros, porque os surdos precisam disso”, destacou a mãe de um aluno surdo Juliana de Oliveira.

(Marta Fernandes/PMJ – Foto: Divulgação/PMJ)