Educação apresenta plano de expansão de vagas em creche e pré-escola

Crianças e funcionárias na creche escola EducaMais Jacareí (Foto: Valter Pereira/PMJ)

A cidade de Jacareí vai contar até o final do ano com quatro novas unidades, incluindo pré-escola e creche, para atender a partir de 2016 um total de quase 800 crianças. Com este objetivo, a prefeitura vai fazer uma apresentação do plano de expansão de vagas, nesta terça-feira (29), às 17h30, no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

Os bairros atendidos serão: Jardim Santa Marina, Parque dos Príncipes, Jardim Colônia e Residencial Santa Paula. As novas escolas terão o projeto Padrão Tipo 2, desenvolvido para o Programa Pró-infância do governo federal, com capacidade de atendimento cada uma de até 188 crianças, em dois turnos (matutino e vespertino) e 94 crianças em período integral. As escolas de educação infantil são destinadas a crianças na faixa etária de 0 a 5 anos e 11 meses, distribuídos da seguinte forma:
Creche – para crianças de 0 até 3 anos e 11 meses de idade, sendo Creche I (0 até 11 meses), Creche II (1 ano até 1 ano e 11 meses), e Creche III (2 anos até 3 anos e 11 meses)

Pré-escola – para crianças de 4 até 5 anos e 11 meses de idade.
O estilo arquitetônico adotado foi baseado nas necessidades de desenvolvimento da criança, tanto no aspecto físico, psicológico, quanto no intelectual e social. Com a finalidade de atender ao usuário principal, que no caso, são as crianças, o projeto adotou vários critérios, entre eles a facilidade de acesso entre os blocos, a segurança física, a circulação entre os blocos com no mínimo de 80 centímetros, setorização por faixa etária, ambientes de integração e convívio entre crianças de diferentes faixas etárias, interação visual por meio de elementos de transparência como instalação de visores nas portas e equipamentos destinados ao uso e escala infantil.

Cada creche terá pátios, solários e áreas externas, além de berçários,

salas de aula, espaço de recreação, espaço administrativo, playground, refeitório, cozinha, sala de professores, lavanderia e lactário com área para preparo de alimentos, mamadeiras, sopas e lavagem de utensílios. As escolas terão também sanitários feminino, masculino e adaptado para pessoas com necessidades especiais para crianças e adultos. “Atualmente nós temos cerca de 4 mil crianças em creches do município ou conveniadas à rede municipal”, afirmou o secretário municipal de Educação João Roberto Costa de Souza.
(Marta Fernandes/PMJ)