Educação abre inscrições para creches municipais

A Secretaria Municipal de Educação iniciou nesta terça-feira (24), as inscrições para as vagas nas creches de período integral (berçário) e período parcial (maternal), para o ano letivo de 2017. São 23 creches: nove mantidas pela prefeitura e 14 creches conveniadas.

A chefe de Divisão de Creches, Rosana Mazzeo Fiod Barbosa, explica que neste momento a Secretaria de Educação está seguindo os critérios da resolução nº 01, publicada no Boletim Oficial do Município de março de 2015, que dispõe sobre as normas que regulamentam o processo de inscrições e triagem das creches municipais. “É importante salientar que estamos seguindo o que foi divulgado pela administração passada sobre as inscrições, mas algumas adequações serão necessárias”, justifica a chefe de Divisão.

Rosana explica, ainda, que o processo atual é de inscrição e não de matrícula, como foi divulgado no ano passado, pela então administração. “Foram distribuídos folhetos informando o processo de matrícula nas creches, mas é de extrema importância ressaltar que neste momento, estão sendo realizadas as inscrições para as creches de período integral e período parcial, não as matrículas.”

Atendimento

A partir da próxima semana, os pais ou responsáveis devem comparecer à Secretaria de Educação para a retirada de senhas todas às terças-feiras entre 8h e 9h, com atendimento (após retirada das senhas) até as 12h, e às quartas-feiras entre 13h e 14h, com atendimento (após retirada das senhas) até as 18h. Excepcionalmente nesta quarta-feira (25), o atendimento será das 13h30 às 16h.

Triagem

As vagas serão preenchidas prioritariamente mediante os seguintes critérios:

Período Integral (Berçário)

Mães trabalhadoras, inseridas no Programa Bolsa Família;

Mães trabalhadoras com a menor renda per capita;

Período parcial (Maternal)

Data de nascimento, priorizando as crianças com maior idade;

Com endereço mais próximo da Unidade Escolar.

Documentação necessária

Para a realização das inscrições os pais ou responsáveis legais devem apresentar os seguintes documentos:

Período Integral (Berçário)

Certidão de nascimento da criança (ou RG);

Comprovante de endereço no nome do responsável pela criança;

Comprovante de trabalho da mãe;

Comprovante de renda das pessoas que moram na residência;

Extrato do último pagamento do Programa Bolsa Família (se for beneficiário desse programa).

Período parcial (Maternal)

Certidão de nascimento da criança (ou RG);

Comprovante de endereço no município de Jacareí, no nome do responsável pela criança.

Serviço:

Rua Lamartine Delamare, 69 – Centro.

(Marcio Moura/PMJ)