É férias! A Prefeitura de Jacareí continua oferecendo atividades para a criançada durante todo o mês. Confira a programação de 15 a 21 de julho

Escutar áudio do texto

Várias atividades estão sendo oferecidas para as crianças durante o período de férias escolares. Assim como acontece nos últimos anos, a Prefeitura de Jacareí promove eventos por meio da Fundação Cultural de Jacarehy e Secretarias de Esportes e Recreação, e contam com entrada gratuita. Vamos à programação da semana entre os dias 15 a 21 de julho. 

Sábado (15) – das 10h às 16h / Terça a sexta (18, 19, 20 e 21) – 9h às 16h – Resquícios de Aruanda

Local: Museu de Antropologia do Vale do Paraíba 

O projeto ‘Resquícios de Aruanda, das idealizadoras Isabela Correia e Janaina Vieira, tem como objetivo registrar as diferentes manifestações culturais de religiões afro-brasileiras em Jacareí e reverenciar líderes e casas religiosas que durante anos resistiram e cultivaram a história afro-brasileira e indígena nas entrelinhas do passado Jacareiense. A exposição apresenta informações coletadas por meio de pesquisas documentais e entrevistas com diversos representantes da Umbanda e do Candomblé no município. 

Sábado (15) – das 10h às 16h / Terça a sexta (18, 19, 20 e 21) – 9h às 16h30

Tecnologia

Local:Museu de Antropologia do Vale do Paraíba 

A exposição busca, por meio do acervo do Museu de Antropologia do Vale do Paraíba, não só mostrar ao público as transformações ocorridas em nossa sociedade a partir do avanço tecnológico que presenciamos, principalmente, nas últimas décadas, mas também levar esse público a uma reflexão de como esses avanços passaram a influenciar de várias formas nosso modo de vida. 

Sábado (15) – das 10h às 16h / Terça a sexta (18, 19, 20 e 21) – 9h às 16h30 –  Exposição Cidadania e Resistência: Festejos Populares e o Acervo do MAV

Local: Museu de Antropologia do Vale do Paraíba 

Sábado (15) – das 10h às 16h / Terça a sexta (18, 19, 20 e 21) – 9h às 16h30 – Exposição Maria Callas 

Local: Museu de Antropologia do Vale do Paraíba 

A exposição busca contar a trajetória de Maria Callas, a mais famosa intérprete operística do século XX e que leva seu nome ao Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas, que ao longo dos anos vem desmistificando a cultura erudita e trazendo para Jacareí renomadas vozes da cena lírica. 

Sábado (15) – 16h – Ethiopia Sound 012 

Local: Parque da Cidade 

Desde janeiro de 2018, com foco na música reggae e suas raízes, com profundos estudos sobre a história da SOUND SYSTEM. Criar um local musical de entretenimento cultural social e motivacional para que possamos apresentar nossa equipe de som, suas histórias e todo seu conteúdo sonoro, com nosso sistema de som de 5 vias impondo muita qualidade sonora. Muitos sabem o que é um sound system e que os mesmos foram criados na Jamaica. No entanto, a maioria das pessoas desconhece a sua verdadeira história e sobretudo como a sua criação impactou na cultura da ilha e por que não dizer, mundial. Para quem desconhece, os sound systems são literalmente potentes sistemas sonoros comandados por DJs que se revezam tocando uma seleção de músicas através de discos de vinil e muitas vezes improvisando sobre elas. 

Domingo (16) – 16h – Jazz no Parque edição Ícones Musicais 

Local: Parque da Cidade 

Domingo (16) – 18h – Cinema A Céu Aberto – Evento Especial – Com Caravana Cultural 

Filme Sonic 2 

Local: Pátio dos Trilhos

Segunda (17) – 9h30 – Mestre Cultura Viva 2013 com Mestre Jair, com Apresentação de São Gonçalo 

Local: Mercado Municipal 

A Dança de São Gonçalo, também chamada de Baile de São Gonçalo ou Roda de São Gonçalo, é uma tradição do folclore brasileiro, que consiste numa festa com música e dança em homenagem a São Gonçalo de Amarante, para pagar promessas e agradecer por graças alcançadas. 

Terça a sexta (18, 19, 20 e 21) – 9h às 16h30 – Exposição: MAV Itinerante 

Local: Casa Viva Vida, Rua Itapira, 260, Jardim Mesquita  

A exposição itinerante busca descentralizar as ações do Museu de Antropologia do Vale do Paraíba levando maior integração junto ao público.  

Terça a sexta (18, 19, 20 e 21) – 9h às 16h30 — Exposição: Preventório, Filhos segregados 

Local: Centro de Memória – Rua Alfredo Schurig, 300, Centro 

A exposição retrata, através de parte de seu acervo, a história do Preventório Margarida Galvão em Jacareí e, através de cartas, contar as experiências dos internos. 

Quarta (19) – 20h – Banda Sinfônica Jovem de Jacareí, com o concerto “Clássicos Disney – 100 anos de magia!” 

Local: Complexo Educacional Paulo Freire – Avenida Engenheiro Davi Monteiro Lino, 3.595 

A direção e a regência serão do maestro Mauro Bueno Junior. O ingresso será solidário, com um sabonete ou pasta de dente, com a troca sendo feita 1h antes do evento. A banda se apresentará com cerca de 70 alunos, com idade entre 10 e 35 anos. Faz parte do projeto “Educando Pelos Caminhos da Música”, desenvolvido por meio de um termo de colaboração entre a Secretaria Municipal de Educação e o Instituto de Arte e Cultura Maestro Mauro Messias. 

Os músicos usam instrumentos de cordas friccionadas, como violoncelo e contrabaixo, e contam com um número superior de palhetas duplas, como oboé, fagotes e madeiras. Utilizam, ainda, flautas, clarinetas e saxofones. Da família dos metais são as trompas, trompetes, trombones, eufônios, duas tubas e uma variedade de instrumentos de percussão. 

Quarta (19) às 15h – O FLAUTISTA DE HAMELIN 

Local: Associação Fénix Rio Comprido 

Essa é uma proposta de Contação de Histórias com música ao vivo, e vários recursos lúdicos como: bonecos, fantoches, mamulengos e objetos cénicos. A Cia Terezinha faz uma releitura bem humorada do clássico “O Flautista de Hamelin, original do folclore alemão e recolhido pela primeira vez pelos Irmãos Grimm, para trazer à tona, muitos assuntos relacionados ao meio ambiente como: o lixo, a reciclagem, a preservação, a sustentabilidade, o desperdício, a coleta seletiva, etc. 

Quarta (19) – 16h – Artes com Giz de Cera Com CIA Therezinha 

Local: Associação Fénix Rio Comprido 

O Giz de Cera e um material acessível, resistente e de muita versatilidade, ideal para todas as idades. E não precisa saber desenhar. Nesta oficina o público e convidado a realizar desenhos, rabiscos e formas geométricas com giz de cera, utilizando as técnicas conhecidas como desenho raspado e também desenho invisível. Os resultados são incríveis e surpreendentes 

Quinta (20) – 20h – Clube do Blues – Igor Prado convida Omar Coleman (USA) 

Local: Teatro Ariano Suassuna 

Omar Coleman, cantor, compositor e gaitista, retorna ao Brasil depois de quatro anos para um tour e gravação de um álbum com o guitarrista paulistano Igor Prado e sua nova banda “TJR composta por três pesos pesados do estilo; Ted Furtado no contrabaixo, Juninho Isidoro na bateria e Rodolfo Crepaldi na guitarra.  

Quinta (20) – 19h – Duo canto e piano – Programa Noches en España com Eduardo Janho-Abumrad e João Moreira Reis no piano 

Local: Museu de Antropologia do Vale do Paraíba  

O duo formado por Eduardo Janho-Abumrad e João Moreira Reis atua desde 1985 e desde o início de sua formação apresenta obras dos períodos que vão do Barroco ao Romantismo, do Impressionismo ao Modernismo, incluindo os nacionalistas espanhóis e brasileiros, divulgando-os também no exterior, por ocasião da estada do duo em Milão, entre os anos de 1989 e 1995. 

Sexta (21) – 14h às 17h – Recreaparque 

Local: Parque da Cidade 

Com jogos, dança, oficinas, entre outras atividades recreativas, o evento, é organizado pela Secretaria de Esportes e Recreação. A programação conta com diversas atividades que estimulam a integração e socialização entre as crianças, como circuito recreativo, corrida de saco, brincadeiras de futsal, cama elástica, queimada, tênis de mesa, pêndulo de garrafas, brincadeiras com cordas, jogos de mesa, dança, contação de histórias, jogos educativos para o trânsito, oficina de alimentação saudável e jogos educativos sobre o combate à dengue e oficinas educativas ecológicas. 

O Recreaparque conta com a participação das Secretaria de Educação, Meio Ambiente, Saúde, Mobilidade Urbana, Segurança, SAAE e Fundação Cultural. E todas as atividades e oficinas são acompanhadas por profissionais da Prefeitura de Jacareí. 

Sexta (21) – 16h – Show de Mágica com Mágico Abel 

Local: Parque da Cidade 


LEIA MAIS