Drive-Thru de lixo eletrônico recolhe quase 500 quilos de eletrodomésticos

Escutar áudio do texto

Evento tem alta adesão e próxima edição é confirmada para 19 de setembro, no Jardim Pedramar

Realizado no último sábado (14), o primeiro Drive-Thru de lixo eletrônico foi muito bem recebido pela população de Jacareí e arrecadou um total de 470 quilos de materiais diversos, como aparelhos celulares, monitores, televisores, micro-ondas, aparelhos de som, enceradeiras, teclados, entre outros.

Além de realizar o descarte respeitando o meio ambiente e protegendo a saúde de todos, já que muitos componentes do lixo eletrônico são maléficos à saúde, as pessoas que participaram do Drive-Thru receberam mudas de plantas medicinais e aromáticas, cultivadas pela equipe da Diretoria de Sustentabilidade e Educação Ambiental de Jacareí, que atua no Viveiro Seo Moura. Nesta ação, foram doadas cerca de cem mudas de várias espécies.

Com o sucesso do evento, o Drive-Thru passa a ser permanente e itinerante, circulando por diversos bairros da cidade. A próxima edição já está confirmada para o dia 19 de setembro, no Jardim Pedramar.

Logística Reversa

Todo material recolhido foi enviado à Cooperativa Jacareí Recicla, contribuindo com várias famílias de catadores e cooperados, estimulando a logística reversa e reaproveitando diversos itens na cadeia produtiva, seguindo a lógica de coleta, reuso, reciclagem, tratamento e disposição final do resíduo.

União Faz a Força

Importante braço da Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana de Jacareí, o NEA (Núcleo de Educação Ambiental) conta com parceiros importantes para a realização do Drive-Thru de Lixo Eletrônico, atuando lado a lado com a Lixo Zero Jacareí, Concessão Ambiental Jacareí Ltda., e Cooperativa Jacareí Recicla.

Legenda: Quase 500 quilos de lixo eletrônico foram recolhidos no Drive-Thru, no último sábado (14)